Custo mensal das subvenções vitalícias já ultrapassa o meio milhão de euros
Os valores da lista da CGA deste mês revelam que o montante das subvenções vitalícias mensais ultrapassa os 530 mil euros, pagos a 224 ex-políticos e juízes.
As subvenções vitalícias mensais já ultrapassam os valores pagos em 2021 em cerca de 70 mil euros. Aos atuais 224 beneficiários da totalidade deste abono, a Caixa Geral de Aposentações (CGA) paga, ao todo, por mês, mais de 530 mil euros, noticia o Jornal de Notícias (acesso pago).
Em 2021, a tabela da CGA dava conta de uma despesa que rondava os 460 mil euros mensais, com pagamento a 221 ex-políticos e juízes. Este ano, são 224 pessoas a beneficiarem desta subvenção, havendo 18 que são alvo de uma redução parcial, cujo valor não é detalhado.
O maior beneficiário continua a ser Vasco Rocha Vieira, que foi ministro da República para os Açores e o último governador de Macau, que recebe 13.607 euros de subvenção vitalícia mensal — um valor atribuído desde 2000, um ano após deixar o cargo. A Carlos Montez Melancia, seu antecessor em Macau, também é pago um montante sem paralelo na restante lista: 9.727 euros por mês a que tem direito desde 1998.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Custo mensal das subvenções vitalícias já ultrapassa o meio milhão de euros
{{ noCommentsLabel }}