PIB e consumo individual per capita em Portugal abaixo da média da UE em 2021

  • Joana Abrantes Gomes
  • 20 Junho 2022

No ano passado, Portugal registou um consumo individual real per capita 17% abaixo da média comunitária, uma tendência que se verificou também no Produto Interno Bruto (PIB).

Em Portugal, o consumo individual real (AIC, na sigla em inglês) per capita, um indicador que avalia o bem-estar material das famílias, ficou 17% abaixo da média da União Europeia (UE) no ano de 2021, representando um agravamento de dois pontos percentuais face a 2020, segundo os dados publicados esta segunda-feira pelo Eurostat.

Este indicador, apurado através das estimativas preliminares sobre paridades de poder de compra para 2021, oscilou entre 63% e 146% da média da UE nos 27 Estados-membros. Tal como em 2020, nove países registaram um AIC per capita superior à média comunitária, com o valor mais alto a registar-se novamente no Luxemburgo (46% acima da média).

Consumo individual real per capita em 2021. Fonte: Eurostat

A Dinamarca ficou 21% acima da média dos 27, logo seguida pela Alemanha (20% acima), os Países Baixos (17% acima) e a Bélgica e a Áustria (ambas 15% acima). Na França, Suécia e Finlândia os níveis de consumo individual real per capita situaram-se entre 11% a 13% acima da média comunitária no ano passado.

Por outro lado, o AIC per capita em 2021 ficou até 25% abaixo da média da UE em treze Estados-membros, enquanto outros cinco registaram níveis de 25% ou mais abaixo da média. Neste último grupo de países surgem a Eslováquia, Letónia, Hungria e Croácia, que se situaram entre 27% e 30% abaixo da média, enquanto a Bulgária aparece no fundo da tabela, com um AIC per capita 37% inferior à média.

O PIB per capita em 2021 também registou diferenças substanciais entre os Estados-membros do bloco comunitário, variando entre 55% da média da UE na Bulgária e 277% no Luxemburgo. De acordo com o gabinete de estatísticas, o valor elevado verificado no Luxemburgo “deve-se em parte à grande percentagem de trabalhadores transfronteiriços no emprego total do país” que, “embora contribuam para o PIB, não são considerados como parte da população residente que é usada para calcular o PIB per capita“.

Índices de volume de AIC e PIB per capita em 2021. Fonte: Eurostat

Entre os dez países da UE que registaram um PIB per capita acima da média comunitária destaca-se, além do Luxemburgo, a Irlanda, cujo elevado nível “pode ser parcialmente explicado pela presença de grandes empresas multinacionais detentoras de propriedade intelectual”, nota o Eurostat. O fabrico por contrato associado a estes ativos contribui para o PIB, enquanto uma grande parte do rendimento ganho com esta produção é devolvida aos proprietários finais das empresas no estrangeiro.

Já o valor do PIB per capita registado em Portugal em 2021 foi de 74% da média da União Europeia, de acordo com os dados do gabinete de estatísticas europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB e consumo individual per capita em Portugal abaixo da média da UE em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião