PIB dos países do G20 desacelera no arranque de 2022

A economia dos países do G20 travou no primeiro trimestre deste ano, principalmente por causa dos Estados Unidos. Há exceções à regra, nomeadamente a União Europeia.

O PIB dos 20 países com as maiores economias desacelerou no início do ano. De acordo com os dados divulgados pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento (OCDE), a atividade económica cresceu 0,7% em cadeia, entre o quarto trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2022, travando face ao aumento de 1,3% no trimestre anterior.

Estes dados da OCDE confirmam a perda de fôlego económico notada em várias das principais economias do mundo devido à aceleração da inflação e, posteriormente, à invasão russa na Ucrânia. Um efeito que atenua a recuperação pós-pandemia que se verificava nos últimos trimestres à medida que a vacinação avançou.

A desaceleração na área do G20 no primeiro trimestre de 2022 reflete principalmente um desempenho mais fraco dos Estados Unidos, onde o PIB contraiu 0,4% em cadeia depois de crescer 1,7% no quarto trimestre de 2021“, escreve a Organização em comunicado enviado às redações esta terça-feira.

Esta contração da economia norte-americana, a qual representa 19,7% do total do PIB dos países do G20, é explicada por mudanças no contributo da procura externa (exportações menos importações) e por quedas do investimento em inventário e na despesa estatal relacionada com os apoios Covid-19.

Mas os EUA não foram o único caso. Também a economia da Austrália e a da Indonésia travou mais de dois pontos percentuais.

O PIB também desacelerou, ainda que menos, no Canadá, China, Itália, Índia, Coreia do Sul, Turquia e Reino Unido.

França e Japão acabaram mesmo por registar uma contração em cadeia de 0,2% e 0,1%, respetivamente, no primeiro trimestre de 2022.

Porém, também houve exceções à regra. O Brasil, Alemanha, México, Arábia Saudita — cuja economia cresceu 2,6% em cadeia, principalmente por causa do aumento das exportações do petróleo –, África do Sul e a União Europeia registaram um crescimento mais forte do que no trimestre anterior.

Focando nos 38 países que compõem a OCDE, o PIB cresceu 0,3% em cadeia no primeiro trimestre, o que representa uma revisão em alta face aos 0,1% divulgados há três semanas.

É de notar que o Reino Unido e a África do Sul superaram o nível do PIB pré-pandemia pela primeira vez no arranque deste ano. Já a Itália atingiu esse nível neste primeiro trimestre de 2022, mas ainda não o superou.

Economias como a alemã, a japonesa e a mexicana continuam com um nível de PIB inferior ao pré-Covid.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB dos países do G20 desacelera no arranque de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião