Marcelo e a subida “histórica das pensões”: “É muito dinheiro, mais de dois mil milhões”

De manhã, António Costa assegurou que as pensões vão ter uma "subida histórica" em 2023. À tarde, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa comentou: "É muito dinheiro, pode ser mais de dois mil milhões."

O primeiro-ministro assegurou esta segunda-feira de manhã que as pensões e reformas vão ter uma “subida histórica” no próximo ano por conta do crescimento económico e da escalada da inflação em 2022. À tarde, o Presidente da República comentou: “É muito dinheiro, pode ser mais de dois mil milhões de euros.”

Para Marcelo Rebelo de Sousa, o “somatório” dos efeitos do crescimento económico e da inflação dará lugar a um “ajustamento das pensões e reformas nunca visto, superior, porventura, a 10%”, disse, sem explicar como chegou a esta percentagem.

De qualquer das formas, disse que a subida “será equivalente a ter mais um mês de pensões ou reformas”, afirmou.

“Estamos a falar, no Orçamento de 2023, da repercussão de uma lei que já existia e existe que no ano de 2023 pode dar verdadeiramente uma subida histórica das reformas e pensões. É muito dinheiro, pode ser mais de dois mil milhões de euros”, acrescentou Marcelo, citando números divulgados no fim de semana pelo Correio da Manhã.

Marcelo frisou, contudo, que esta subida não se repetirá nos anos seguintes. Se olharmos para a evolução previsível de 2023, em que o crescimento cai e a inflação também se espera que venha a cair, aí vira-se ao contrário: a subida [do PIB] que pode haver de 1,5% ou 2% mais uma taxa de inflação mais baixa, portanto, já não é nada de comparável”, considerou.

O Presidente da República falava à margem da conferência “Dez anos do Conselho de Finanças Públicas”, em reação ao anúncio de António Costa esta manhã sobre a atualização das pensões no próximo ano.

“Com as previsões para a inflação e para crescimento económico, vamos ter um aumento histórico das pensões de reforma com a aplicação da fórmula que existe desde 2007. Não há a mínima dúvida de que vamos cumprir a fórmula, as leis existem para serem cumpridas”, garantiu António Costa, no programa “O Princípio da Incerteza”, que teve lugar na conferência CNN Portugal Summit.

As últimas projeções do Banco de Portugal apontam para um crescimento de 6,3% da economia portuguesa este ano, enquanto a taxa de inflação deverá acelerar para 5,9%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo e a subida “histórica das pensões”: “É muito dinheiro, mais de dois mil milhões”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião