Atividade da Zona Euro abranda fortemente em junho

  • Lusa
  • 23 Junho 2022

O índice PMI (Purchasing Managers' Index) 'flash' da S&P Global, que agora integra o IHS Markit, baixou para 51,9 pontos em junho.

A atividade da Zona Euro abrandou acentuadamente em junho para um mínimo de 16 meses devido à desaceleração da procura e à forte inflação, de acordo com o índice de atividade do PMI na Zona Euro da S&P Global.

O índice PMI (Purchasing Managers’ Index) flash da S&P Global, que agora integra o IHS Markit, divulgado esta quinta-feira, baixou para 51,9 pontos em junho, contra 54,8 em maio e ligeiramente acima da marca dos 50 pontos que separa o crescimento da contração.

Junho foi o 16.º mês consecutivo de crescimento económico, embora o crescimento tenha abrandado, refletindo uma estagnação no crescimento da procura.

A produção industrial contraiu-se pela primeira vez nos últimos dois anos e o crescimento no setor dos serviços moderou-se consideravelmente, especialmente nos serviços de retalho.

As empresas inquiridas mostraram expectativas mais baixas de atividade para os próximos 12 meses, indicando o nível mais baixo de positividade desde outubro de 2020.

Tanto a falta de crescimento da procura como o agravamento das perspetivas estavam amplamente ligados ao aumento do custo de vida, às condições financeiras mais restritivas e às preocupações em relação à energia e às cadeias de abastecimento geradas pela guerra na Ucrânia e às persistentes perturbações da pandemia.

Entretanto, as pressões sobre os preços permaneceram elevadas e atingiram níveis nunca vistos antes da pandemia, embora uma moderação nos aumentos de custos pelo terceiro mês consecutivo sugira que a taxa de inflação possa ter começado a diminuir.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atividade da Zona Euro abranda fortemente em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião