Vai viajar? ANAC recomenda que chegue mais cedo ao aeroporto

  • Lusa
  • 24 Junho 2022

Com o verão e o levantamento das restrições de viagens, regresso à normalidade, e aumento do número de voos e passageiros, a ANAC recomenda os passageiros a chegar ao aeroporto com antecedência.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) deixou uma série de recomendações aos passageiros, devido a possíveis constrangimentos no verão, apelando a quem vai viajar de avião para que chegue com antecedência ao aeroporto.

“Antes de viajar, verifique a página de internet da transportadora aérea operadora do voo para mais informação sobre a antecedência necessária para comparecer no aeroporto”, sugeriu, indicando que, “uma vez que esta informação pode variar dependendo do país de destino, em caso de dúvida, contacte a transportadora aérea ou o seu agente de viagens” ou o ‘site’ do aeroporto.

“Relembra-se que se se atrasar e perder o seu voo, dependendo das condições do título de transporte adquirido, poderá ter de pagar outro voo para o levar ao seu destino”, alertou.

A ANAC disse ainda que “os horários de ‘check-in’ podem variar, pelo que é aconselhável fazer o check-in com a antecedência necessária em relação à hora de partida”, indicando: “Se fizer o check-in online, terá de imprimir o seu cartão de embarque ou, em alguns casos, tê-lo disponível no seu telemóvel”.

A ANAC recordou ainda que, de “acordo com as condições de transporte de algumas transportadoras, a não impressão do cartão de embarque implica o pagamento de uma taxa adicional”. A ANAC realçou que, “efetuado o check-in, é ainda necessário realizar o controlo de segurança (inclusivamente da bagagem de mão) e, dependendo do destino, o controlo de fronteiras”, pedindo aos passageiros que tenham “ainda em consideração a localização da porta de embarque e o tempo necessário para lá chegar”.

O regulador alertou ainda para “os passageiros com mobilidade reduzida ou que necessitem de assistência especial” que “podem ter de efetuar o check-in mais cedo que o habitual”, referindo que devem “notificar a transportadora aérea ou agente de viagens de que necessitam de assistência, pelo menos 48 horas antes da partida”.

O regulador chamou ainda a atenção dos passageiros para os direitos que têm em caso “de recusa de embarque e de cancelamento ou atraso considerável dos voos”. Assim, destacou, se o voo for cancelado, tiver um atraso superior a três horas à chegada ou se for recusado o embarque sem justificação, a companhia aérea tem várias obrigações.

A ANAC detalhou que o passageiro tem direito ao “reembolso do bilhete não utilizado ou transporte alternativo”, a prestação de assistência, como “refeições e bebidas adequadas ao tempo de espera pelo voo de reencaminhamento, duas chamadas telefónicas ou acesso a ‘e-mail’ e, se necessário, alojamento em hotel e transporte entre o aeroporto e o local de alojamento”.

Os passageiros podem ainda ter direito ao “pagamento de uma indemnização, em caso de cancelamento de voo, a menos que tenham ocorrido circunstâncias extraordinárias para além do controlo efetivo da transportadora aérea”.

Greve em França pode afetar Portugal

A greve de controladores aéreos em França, no fim de semana, poderá causar atrasos em voos de e para Portugal, disse à Lusa fonte oficial da NAV, sublinhando que a gravidade do impacto dependerá do nível de adesão ao protesto.

Conforme explicou fonte oficial da NAV Portugal, que controla o tráfego aéreo nos principais aeroportos do país, uma greve de controladores aéreos provoca atrasos pelo mundo fora, não sendo exceção os voos de e para o território nacional.

No entanto, o impacto vai depender do nível de adesão dos trabalhadores, explicou a NAV.

A paralisação foi convocada pela União Nacional dos Sindicatos Autónomos (UNSA/ICNA), para os dias 25 e 26, e a Direção Geral de Aviação Civil francesa (DGAC) prevê “atrasos significativos” em algumas companhias aéreas que utilizam o espaço aéreo abrangido pelo centro de controlo de rota de Aix en Provence, que é o afetado pela greve.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vai viajar? ANAC recomenda que chegue mais cedo ao aeroporto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião