Quedas da EDP e Galp Energia penalizam bolsa de Lisboa

A sessão foi negativa na generalidade das praças europeias, num dia em que os bancos centrais discutiram a inflação. Em Lisboa, perdas de cerca de 2% da EDP e Galp Energia pesaram no desempenho.

A bolsa nacional voltou às quedas na sessão desta quarta-feira, acompanhando a tendência negativa vivida na generalidade das praças europeias. Quedas de mais de 1% dos “pesos pesados” da praça lisboeta penalizaram o desempenho do índice de referência nacional.

Pela Europa, o Stoxx 600 desvalorizou 0,68%, enquanto o francês CAC-40 cedeu 0,98%, o alemão DAX perdeu 1,68%, o espanhol IBEX-35 recuou 1,56% e o britânico FTSE 100 deslizou 0,14%, no dia em que terminou o Fórum Central Europeu (BCE). A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, considerou que “é pouco provável” o mundo voltar a “um ambiente de baixa inflação” como antes da pandemia.

Em Lisboa, o principal índice de referência também não resistiu aos receios perante o impacto da inflação. O PSI caiu 0,66%, para 6.131,79 pontos, com apenas seis das 15 cotadas a fechar no verde.

As cotadas com maior peso na bolsa de Lisboa ficaram entre as maiores quedas. A EDP recuou 2,09%, para 4,53 euros; a subsidiária EDP Renováveis caiu 1,31%, para 22,63 euros; e a Galp Energia perdeu 1,91%, para 11,57 euros.

EDP cai mais de 2%

Destaque ainda para o BCP, que caiu 1,45%, para 0,1701 euros, e para a Nos, que derrapou 2,52%, para 3,86 euros.

Por outro lado, a liderar os ganhos do PSI ficou a Jerónimo Martins: a retalhista subiu 2,65%, para 20,88 euros. Seguiram-se a Semapa, que ganhou 1,62%, para 13,76 euros, e a Navigator, que valorizou 0,36%, para 3,91 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quedas da EDP e Galp Energia penalizam bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião