Conselho da Diáspora cria conselho consultivo. Pedro Reis é o presidente

O novo conselho consultivo, que vai apoiar a nova estratégia da organização, conta com uma equipa de empresários e de quadros dirigentes de várias instituições.

O Conselho da Diáspora Portuguesa, que tem como presidente da direção António Calçada de Sá e como chairman Durão Barroso, acaba de criar um novo conselho consultivo, com uma equipa de empresários e de quadros dirigentes do mais alto nível de várias instituições, para apoiar a nova estratégia. Pedro Reis, ex-presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep) e administrador executivo do Bcp Capital, foi convidado para presidente deste conselho consultivo.

“O primeiro desafio do conselho consultivo é o de ajudar e reforçar a nova estratégia, potenciar a rede de conselheiros de Portugal nas diversas regiões e países e alargar a rede de uma forma moderna e inclusiva no interesse de Portugal e da sua imagem no mundo”, lê-se em comunicado.

Em 1996, Pedro Reis foi reconhecido com o “Prémio Gestores do Amanhã”, pelo JNICT, Egon Zehnder e pela revista Fortunas & Negócios e, em 2013, recebeu a distinção “Best Leader Awards” de melhor líder na gestão de empresa pública, bem como a distinção de “Personalidade do Ano”, atribuída pela Interfranchising, em colaboração com a Associação Nacional de Franchising. No ano a seguir, o gestor recebeu o “Galardão Integração e Acolhimento”, atribuído pela Liga dos Chineses em Portugal.

Ainda em 2014, em abril, Pedro Reis foi condecorado pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelos serviços prestados ao país na internacionalização da sua economia.

Até essa data — e desde dezembro de 2011 — o novo presidente do conselho consultivo foi presidente da Aicep e assegurou, também, a secretaria executiva do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia (CEIE). Integrou ainda o Conselho Nacional para o Empreendedorismo e a Inovação, fez parte do conselho da indústria no âmbito do Ministério da Economia e foi membro da Reunião de Coordenação dos Assuntos Económicos e do Investimento (RCAEI), coordenando a Comissão Permanente de Apoio ao Investidor (CPAI).

Pedro Reis foi também membro do conselho geral e de supervisão da Portugal Ventures e, presidiu ao júri do prémio “Mais Diplomacia Económica”, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

No Grupo Millennium Bcp, Pedro Reis foi administrador executivo da BCP Capital, na qualidade de CEO e, mais tarde, responsável do marketing estratégico e business development de empresas e pela direção de banca institucional até janeiro de 2022.

Conheça aqui o Conselho Consultivo Diáspora completo:

  1. Pedro Reis (Presidente)
  2. Antonio Brochado Correia (PwC)
  3. António Carlos Rodrigues (Casais)
  4. Carlos Alves (Omatapalo)
  5. Carlos Rodrigues (Banco BIG)
  6. Fernando Costa Lima (Adm. BCP)
  7. Isabel Capeloa Gil (Reitora Univ. Católica)
  8. Isabel Ucha (EuroNext)
  9. João Pedro Oliveira e Costa (BPI)
  10. Jorge Magalhães Correia (Fidelidade)
  11. José Manuel Dias Fonseca (MDS)
  12. Luís Álvaro Campos Ferreira (Consultor)
  13. Nuno Marques (Visabeira)
  14. Paulo Sousa (Proef)
  15. Pedro Couto (Telhabel)
  16. Sofia Tenreiro (Deloitte)

A direção do conselho da Diáspora Portuguesa, liderada por António Calçada de Sá, está neste momento na reta final de preparação do Summer Meeting do Conselho (a 27 de julho) e na organização do EurAfrican Forum 2022 (28 e 29 de julho) que, sob o título “Empowering EU-Africa Alliance in times of disruption”, contará com a presença de vários chefes de Estado, ministros e ministras africanos e portugueses, empresários, académicos, representantes da UE e público jovem. Este evento terá lugar na Universidade Nova SBE, em Carcavelos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho da Diáspora cria conselho consultivo. Pedro Reis é o presidente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião