CAP acusa Governo de falhar pagamento dos 500 milhões do Pedido Único

CAP acusa ministra da Agricultura de "faltar à palavra", por não terem ainda sido pagos os 500 milhões de adiantamento dos pagamentos do Pedido Único que estavam previstos até final de maio.

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) acusa a ministra da Agricultura de “faltar à palavra”, por não terem ainda sido pagos os 500 milhões de euros de adiantamento dos pagamentos do Pedido Único que estavam previstos ser liquidados até ao final de maio.

À data de hoje [quinta-feira, 30 de junho], voltou a verificar-se um incumprimento da palavra dada pela Ministra da Agricultura no que respeita ao pagamento antecipado de 500 milhões de euros relativamente ao Pedido Único“, denuncia a associação liderada por Eduardo de Oliveira e Sousa, em comunicado enviado às redações.

No final de abril, a ministra da Agricultura garantiu que até final de maio os agricultores iriam receber os 500 milhões de euros de adiantamento dos pagamentos do Pedido Único, que estavam inicialmente previstos para outubro. A medida visa “atenuar os constrangimentos de tesouraria” dos agricultores, explicou ainda Maria do Céu Antunes.

Segundo a CAP, esta é a “segunda vez” que a ministra “faltou à palavra”, dado que no final de maio “falhou o prazo para fazer chegar o dinheiro prometido, e devido, aos agricultores” e que “mais 30 dias decorridos sobre a data de fim de maio” ainda não foi efetuado nenhum pagamento.

A associação que representa o setor assinala que esta é uma “situação profundamente injusta”, que “desgasta os agricultores” e alerta que “sem tesouraria, com empréstimos bancários contraídos a correrem juros, com compromissos assumidos junto de fornecedores, e sem qualquer previsão credível da data dos pagamentos, os agricultores portugueses foram enganados duas vezes e estão numa situação complicadíssima e desesperante”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CAP acusa Governo de falhar pagamento dos 500 milhões do Pedido Único

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião