DGS quer reduzir período de isolamento de 7 para 5 dias para infetados com Covid-19
A DGS "comunicou à ministra a intenção de passar o período de isolamento de 7 para 5 dias", tendo em conta uma avaliação sobre a variante e ainda a comparação internacional.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) quer passar o período de isolamento dos infetados com Covid-19 de sete para cinco dias, adiantou a Ministra da Presidência, após o Conselho de Ministros. Além disso, deixará de ser exigido certificado digital para entrada em Portugal, acrescentou Mariana Vieira da Silva.
“O Conselho de Ministros aprovou a resolução que renova a declaração de situação de alerta no âmbito da pandemia de Covid-19 até ao final de julho“, sendo que as “regras em vigor neste mês são as mesmas que vigoraram até aqui, ainda que nos próximos dias tenhamos novidades”, indicou a ministra, em conferência de imprensa.
As novidades serão então que a DGS “comunicou à ministra intenção de passar o período de isolamento de sete para cinco dias”, além de que “por despacho dos ministros responsáveis pelas viagens, deixara de ser exigido certificado para entrada no nosso país”.
Quanto à decisão de redução do isolamento, a ministra aponta que “a situação dos números da pandemia é de redução significativa do número de casos, ainda que mantenhamos um número de óbitos elevado, ainda acima do limite que tínhamos apresentado”. A proposta técnica avançada pela DGS “tem por base uma avaliação sobre a variante, quais os dias em que incidência e risco de contágio são maiores, e comparação internacional”, explicou.
A ministra acrescentou ainda que “fora estas alterações, as regras permanecem as mesmas, com indicação de utilização de máscara nos transportes públicos e com recomendação de utilização de máscara em contacto com pessoas vulneráveis ou quando tivemos contacto de maior risco”.
(Notícia atualizada às 13h55)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
DGS quer reduzir período de isolamento de 7 para 5 dias para infetados com Covid-19
{{ noCommentsLabel }}