5 coisas que vão marcar o dia

Da inflação às taxas de juro, passando pelos custos de construção, saiba o que vai marcar o dia.

No dia em que a OCDE publica o Índice de Preços no Consumidor, o Banco de Portugal divulga a evolução das taxas de juro de novas operações de empréstimos e depósitos. O presidente da Anacom vai ser ouvido no Parlamento e, ainda esta terça-feira, termina a conferência internacional sobre a reconstrução da Ucrânia.

OCDE publica Índice de Preços no Consumidor

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) vai publicar esta terça-feira a evolução do Índice de Preços no Consumidor em maio. Em abril, este indicador subiu para 9,2%, depois de em março ter sido de 8,8%. Com exceção do setor dos alimentos e energia, a inflação anual subiu para 6,3% em abril comparando com os 5,9% de março.

Taxas de juro de novas operações de empréstimos e depósitos

O Banco de Portugal divulga esta terça-feira os números de maio relativos às taxas de juro de novas operações e empréstimos e depósitos. Para estas estatísticas são consideradas as operações entre os bancos residentes em Portugal e os particulares e empresas residentes na área do euro. Em abril, os bancos concederam 1.320 milhões de euros às famílias para a compra de habitação própria permanente.

Como evoluíram os custos de construção em maio?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai publicar esta terça-feira a evolução do índice de custos de construção de habitação nova em maio, que tem vindo a subir nos últimos meses. Em abril, este índice disparou 14,3%, mais 2,7 pontos percentuais (p.p.) do que em março. O preço dos materiais e o custo da mão-de-obra subiram 20,5% e de 5,8%, respetivamente.

Presidente da Anacom ouvido no Parlamento

O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), João Cadete Matos, vai ser ouvido esta terça-feira no Parlamento, na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação. O responsável vai falar sobre a transposição do Código Europeu das Comunicações Eletrónicas (CECE) e ainda sobre o plano de atividades da empresa.

Termina conferência internacional sobre reconstrução da Ucrânia

Termina esta terça-feira a conferência de Recuperação da Ucrânia (Ukraine Recovery ConferenceURC 2022), coorganizada pelos governos da Suíça e da Ucrânia. Esta foi a primeira reunião desde o início da guerra na qual representantes do setor privado têm a oportunidade de contactar diretamente com as autoridades de Kiev sobre o seu envolvimento na reconstrução da economia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião