PSI sobe em dia de ganhos na Europa, mas EDP trava ganhos

As principais bolsas europeias registam ganhos de mais de 1% no início da sessão. Lisboa tem arranque mais tímido, com EDP a impedir uma valorização mais expressiva.

A sessão desta quarta-feira começa positiva para a bolsa de Lisboa, que segue os ganhos das praças europeias, onde se registam subidas de mais de 1% no arranque. A Galp Energia e a Jerónimo Martins também sobem mais de 1% e impulsionam o desempenho do principal índice de referência nacional, mas a EDP impede maiores ganhos.

Na Europa, o dia começa com ganhos expressivos. O índice de referência Stoxx 600 valoriza 1%, enquanto o francês CAC-40 sobe 1,3% e o espanhol IBEX-35 ganha 1,1%. Já o britânico FTSE 100 soma 1,2% e o alemão DAX ganha 1,6%.

Em Lisboa, o PSI também regista ganhos, apesar de mais contidos. Avança 0,26%, para 5.894,80 pontos, com a maioria das 15 cotadas a negociar em terreno positivo.

A impulsionar o PSI encontra-se a Jerónimo Martins, que ganha 1,13%, para 21,40 euros, e a Galp Energia, que avança 1,32%, para 10,32 euros. Isto numa altura em que o petróleo começa a recuperar, após uma queda de 10%.

Destaque também para a Mota-Engil, que ganha 1,17%, para 1,21 euros, e para os CTT, que somam 1,32%, para 3,06 euros.

Já no vermelho, e a pesar no desempenho do índice de referência nacional, encontra-se a EDP. A elétrica cai 0,90%, para 4,49 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis oscila entre ganhos e perdas.

Nas quedas, nota também para a Greenvolt, que recua 1,82%, para 7,55 euros, depois de ter registado ganhos na última sessão. A empresa liderada por João Manso Neto anunciou na terça-feira ter “concluído com sucesso” o aumento de capital no valor de quase 100 milhões de euros, sendo que os investidores portugueses ficaram com 42% das novas ações da companhia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI sobe em dia de ganhos na Europa, mas EDP trava ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião