Hoje nas notícias: CP, TAP e incêndios

  • ECO
  • 12 Julho 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O número de órgãos consultivos do Estado cresceu de 228 em 1996 para 408 atualmente. A presidente executiva da TAP prevê que os cancelamentos de voos no aeroporto de Lisboa perdurem até meados de agosto. A CP retirou um aviso, publicado na sexta-feira, que apelava aos clientes para evitarem viajar de comboio nas horas de maior calor. Conheça estas e outras notícias em destaque esta terça-feira.

Número de órgãos consultivos do Estado ultrapassa 400

Desde 1996, o número de organismos consultivos à disposição do Estado cresceu 79%, ou seja, passou de 228 para 408. Insólito é também o facto de o Conselho Económico Social (CES) já identificar o número de organismos consultivos como “excessivo” no relatório elaborado há 26 anos, a pedido do próprio. O presidente do CES, Francisco Assis, considera que é necessário fazer “uma reflexão” sobre esta propagação de órgãos consultivos do Estado.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

“Cancelamentos vão continuar até meados de agosto”, diz CEO da TAP

A presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, acredita que a situação atual em que se encontra o Aeroporto Humberto Delgado e os cancelamentos de voos da companhia aérea portuguesa deverão perdurar até meados de agosto. Depois dessa altura, espera que seja “sempre a melhorar”. A gestora gostaria também de aumentar a rotas no aeroporto do Porto, mas afirma que não será possível devido ao plano de reestruturação aprovado por Bruxelas.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

CP retira aviso aos clientes para evitarem viajar nas horas de maior calor

Num apelo lançado na última sexta-feira, a CP recomendava aos clientes para, “sempre que possível”, viajarem de comboio “ao início da manhã ou ao final do dia”, já que, nas horas de maior calor, as condições a bordo poderiam “não ser as mais adequadas” devido à “onda de calor prevista”. Este aviso – lançado após a avaria de um Alfa Pendular no mesmo dia – foi, no entanto, retirado no dia seguinte, após causar indignação, inclusive no Ministério das Infraestruturas.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Repsol começa a vender luz e gás em Portugal

A Repsol estreia-se esta terça-feira na venda de luz e gás em Portugal, tornando-se a 20.ª comercializadora de energia elétrica a operar no mercado livre nacional e a 8.ª a concorrer com tarifas duplas (isto é, eletricidade e gás). A petrolífera espanhola pretende ser “um ator relevante neste mercado”, em linha com a sua “estratégia de multienergia”, disse fonte oficial ao Negócios.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).

“Pedrógão, ou algo ainda pior, pode repetir-se”, diz Xavier Viegas

Domingos Xavier Viegas, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), aponta que, após os incêndios na região de Pedrógão Grande em 2017, o sistema SIRESP está “bastante melhor”, mas continua a ter falhas “pontuais”. Em entrevista ao Observador, o antigo membro do Observatório Técnico Independente destaca também que o problema da gestão florestal continua por resolver, que há falta de articulação – que afeta o combate aos fogos – e que os programas dirigidos às populações baseiam-se em “ações isoladas”. A “principal” falha, no entanto, é “lidar com as pessoas”.

Leia a entrevista completa no Observador (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: CP, TAP e incêndios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião