Hoje nas notícias: CP, TAP e incêndios
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O número de órgãos consultivos do Estado cresceu de 228 em 1996 para 408 atualmente. A presidente executiva da TAP prevê que os cancelamentos de voos no aeroporto de Lisboa perdurem até meados de agosto. A CP retirou um aviso, publicado na sexta-feira, que apelava aos clientes para evitarem viajar de comboio nas horas de maior calor. Conheça estas e outras notícias em destaque esta terça-feira.
Número de órgãos consultivos do Estado ultrapassa 400
Desde 1996, o número de organismos consultivos à disposição do Estado cresceu 79%, ou seja, passou de 228 para 408. Insólito é também o facto de o Conselho Económico Social (CES) já identificar o número de organismos consultivos como “excessivo” no relatório elaborado há 26 anos, a pedido do próprio. O presidente do CES, Francisco Assis, considera que é necessário fazer “uma reflexão” sobre esta propagação de órgãos consultivos do Estado.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
“Cancelamentos vão continuar até meados de agosto”, diz CEO da TAP
A presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, acredita que a situação atual em que se encontra o Aeroporto Humberto Delgado e os cancelamentos de voos da companhia aérea portuguesa deverão perdurar até meados de agosto. Depois dessa altura, espera que seja “sempre a melhorar”. A gestora gostaria também de aumentar a rotas no aeroporto do Porto, mas afirma que não será possível devido ao plano de reestruturação aprovado por Bruxelas.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).
CP retira aviso aos clientes para evitarem viajar nas horas de maior calor
Num apelo lançado na última sexta-feira, a CP recomendava aos clientes para, “sempre que possível”, viajarem de comboio “ao início da manhã ou ao final do dia”, já que, nas horas de maior calor, as condições a bordo poderiam “não ser as mais adequadas” devido à “onda de calor prevista”. Este aviso – lançado após a avaria de um Alfa Pendular no mesmo dia – foi, no entanto, retirado no dia seguinte, após causar indignação, inclusive no Ministério das Infraestruturas.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Repsol começa a vender luz e gás em Portugal
A Repsol estreia-se esta terça-feira na venda de luz e gás em Portugal, tornando-se a 20.ª comercializadora de energia elétrica a operar no mercado livre nacional e a 8.ª a concorrer com tarifas duplas (isto é, eletricidade e gás). A petrolífera espanhola pretende ser “um ator relevante neste mercado”, em linha com a sua “estratégia de multienergia”, disse fonte oficial ao Negócios.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).
“Pedrógão, ou algo ainda pior, pode repetir-se”, diz Xavier Viegas
Domingos Xavier Viegas, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), aponta que, após os incêndios na região de Pedrógão Grande em 2017, o sistema SIRESP está “bastante melhor”, mas continua a ter falhas “pontuais”. Em entrevista ao Observador, o antigo membro do Observatório Técnico Independente destaca também que o problema da gestão florestal continua por resolver, que há falta de articulação – que afeta o combate aos fogos – e que os programas dirigidos às populações baseiam-se em “ações isoladas”. A “principal” falha, no entanto, é “lidar com as pessoas”.
Leia a entrevista completa no Observador (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: CP, TAP e incêndios
{{ noCommentsLabel }}