Direto UE aprova apoio financeiro de mil milhões à Ucrânia e EUA coloca mais 1,7 mil milhões de dólares

  • ECO
  • 12 Julho 2022

Os Estados Unidos e o Banco Mundial vão prestar à Ucrânia mais uma nova assistência financeira, enquanto a União Europeia aprova a primeira parcela de um pacote de resgate no valor de 9 mil milhões.

A Ucrânia vai receber um apoio financeiro de mil milhões de euros da União Europeia, uma ajuda definida pelos ministros das Finanças dos Estados-membros como a primeira parcela de um pacote de resgate no valor de 9 mil milhões de euros, conforme acordado em maio.

Já os Estados Unidos e o Banco Mundial vão prestar à Ucrânia mais uma nova assistência financeira, no valor de 1,7 mil milhões de dólares (1,68 mil milhões de euros). O montante vai servir para pagar salários dos funcionários da saúde e financiar a prestação de serviços essenciais no país.

O país esperava esta terça-feira um novo ataque das tropas russas, após um bombardeamento no passado sábado ter provocado a morte de pelo menos 33 pessoas. Ao mesmo tempo, os EUA e a Europa preparam-se para um agravamento da crise energética global perante o cenário de Moscovo poder cortar o seu fornecimento de petróleo e gás.

Esta terça-feira, um alto funcionário do Tesouro dos EUA disse que a proposta para limitar o preço das importações de petróleo russo, em discussão entre as principais economias mundiais, seria crucial para evitar outro pico de preços global de cerca de 140 dólares por barril de petróleo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE aprova apoio financeiro de mil milhões à Ucrânia e EUA coloca mais 1,7 mil milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião