Speak vai ajudar Galp e Sonae a integrarem pessoas refugiadas

Refugiados da Ucrânia podem integrar o mercado de trabalho através do 'Galp Integration Program' e do 'Sonae For Ukraine', com o apoio do Speak.

O Speak fechou parcerias com a Galp e a Sonae para a integração global de pessoas refugiadas da Ucrânia. A startup portuguesa de impacto social pretende colocar em prática a sua metodologia de integração em larga escala e, ao mesmo tempo, ajudar as empresas a alavancar talento e a cimentar as suas práticas de diversidade e inclusão no âmbito da diversidade cultural.

 

“Ao permitir que pessoas refugiadas da Ucrânia se candidatem a oportunidades, o ‘Galp Integration Program’ e o ‘Sonae for Ukraine’ vão ter um impacto muito significativo não apenas no acolhimento, como também na integração global destas pessoas”, refere Mariana Brilhante, cofundadora e consultora de diversidade e inclusão do Speak, em comunicado.

“Mas uma integração de sucesso vai muito além da oferta de emprego”, alerta Mariana Brilhante. “É preciso garantir que as equipas estão preparadas para trabalhar em ambientes culturalmente diversos e que estão dispostas a aceitar este desafio. Ao mesmo tempo, é chave o apoio às pessoas refugiadas, para que possam sentir-se parte da organização e equipa em que se inserem e se tornarem membros plenos das suas comunidades.”

Através do ‘Galp Integration Program’, a Galp oferece oportunidades de carreira a cidadãos e cidadãs da Ucrânia em diversas áreas, tais como engenharia ou direito. Este programa de estágios profissionais para pessoas impactadas pela guerra inclui seguro de saúde, assistência à inclusão de filhos no sistema educativo e apoios para a integração em Portugal.

Mas uma integração de sucesso vai muito além da oferta de emprego. É preciso garantir que as equipas estão preparadas para trabalhar em ambientes culturalmente diversos e que estão dispostas a aceitar este desafio. Ao mesmo tempo, é chave o apoio às pessoas refugiadas, para que possam sentir-se parte da organização e equipa em que se inserem e se tornarem membros plenos das suas comunidades.

Mariana Brilhante

Cofundadora e consultora de diversidade e inclusão do Speak

Já o ‘Sonae for Ukraine’ é um programa que conta com a mobilização de recursos e know-how da Sonae para apoiar as pessoas mais afetadas pelo conflito na Ucrânia, com foco na chegada, acolhimento e emprego, em Portugal. Atualmente, a Sonae tem centenas de oportunidades de emprego por todo o país, nas várias empresas do grupo.

Para fazer o match entre candidatos e os diversos perfis disponíveis, com base na sua experiência académica e profissional, a Sonae criou uma plataforma online bilíngue e está a organizar ações de recrutamento em Lisboa, Vila Nova de Gaia e Algarve.

“O Sonae For Ukraine é uma iniciativa que nos tem permitido apoiar os refugiados ucranianos que escolhem vir para Portugal, graças à forte mobilização das nossas pessoas. No âmbito do emprego, já gerou contratações efetivas e estamos empenhados em continuar este caminho, no qual contamos com o apoio importante do Speak para o sucesso da integração destes novos colegas”, refere Eduardo Mendes, diretor de pessoas e liderança da Sonae.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Speak vai ajudar Galp e Sonae a integrarem pessoas refugiadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião