Cinco dicas para vencer o stress no trabalho antes de ir de férias

É suposto que a transição seja amena, mas, muitas vezes, os últimos dias de trabalho antes das férias podem ser esgotantes. Saiba como evitar o stress e desfrutar do merecido período de descanso.

Está prestes a ir de férias? É suposto que a transição seja amena, mas a verdade é que os últimos dias de trabalho antes da partida podem ser muito stressantes e significar ainda mais trabalho, de modo a garantir que se deixa tudo em ordem durante a ausência.

Parece uma missão impossível e, por isso mesmo, é tão importante preparar com alguma antecedência a ausência, bem como seguir alguns passos. Um último esforço antes das merecidas férias.

Conheça as cinco dicas da Robert Walters para evitar o stress antes de ir de férias:

1. Bloqueie algumas horas extra na agenda

Durante os últimos dias antes das férias, pode sentir que a sua carga de trabalho se está a acumular. Por isso mesmo, talvez seja conveniente bloquear algumas horas adicionais durante esses últimos dias, para que possa organizar-se melhor e ter sossego nas férias.

É aconselhável não agendar reuniões importantes antes de sair, mas tentar marcá-las para alguns dias após o regresso ao trabalho, sugere ainda a empresa especializada em recursos humanos.

2. Faça uma lista de tarefas realista

“Aproveite o tempo para preparar uma lista de tarefas, começando com aquelas que são mais importantes. Ponha de lado as questões menos urgentes ou mova-as para o final da lista (isso dar-lhe-á alguma tranquilidade). Certifique-se de tomar nota das coisas que já fez, aspetos importantes que ficaram por fazer e contactos de clientes e fornecedores relevantes com quem tenha algum projeto pendente e que possa ser necessário dar seguimento, e dê uma cópia dessa lista aos seus colegas de trabalho.”

Ao fazer isso, saberão mais facilmente quais dos seus projetos devem seguir com mais urgência e planear melhor como gerir a sua própria agenda em função disso.

3. Agende a sua mensagem out of office um dia antes

Normalmente, as pessoas começam a usar a mensagem “fora do escritório” apenas a partir do dia em que entram realmente de férias, mas, se começar a utilizá-la no dia anterior, perceberá que a chegada de emails diminui. Sendo os emails uma das tarefas em que se gasta mais tempo, “este truque de antecipar a mensagem oferece-lhe um dia com mais tranquilidade antes de se ir embora para concluir a sua lista de tarefas e objetivos”, aconselha a Robert Walters.

4. Decida se quer estar acessível durante as férias

Embora só deva acontecer em caso de assuntos realmente urgentes, certos trabalhos exigem que as pessoas estejam disponíveis em todos os momentos, mesmo de férias. Seja ou não esse o seu caso, discuta com os seus colegas quando e como deseja ser contactado. “Pense num certo horário durante o dia, e decida se prefere que lhe telefonem ou enviem um email. Ter isto definido facilitará a vida a todos”, considera a recrutadora.

“De qualquer forma, se deixar tudo bem organizado com um ponto de situação claro antes de se ir embora, evitará contactos desnecessários com pequenas dúvidas por parte dos seus colegas, que apenas o irão contactar em caso de urgência”, acrescenta.

5. Não tenha medo de desligar

Finalmente, o último conselho da Robert Walters, e talvez o mais importante: não tenha medo de desligar. A ideia de fazer uma pausa no trabalho é mesmo essa.

“O medo não ajuda a resolver nada. Afinal, são as suas férias, e a ideia é mesmo conseguir desligar-se do trabalho, a não ser que tenha alguma operação realmente urgente que o obrigue a estar atento. Uma boa preparação, assim como uma comunicação eficaz antes da partida, facilitarão muitíssimo o processo. Se os seus colegas estiverem devidamente informados, saberão o que fazer na sua ausência, por isso procure desfrutar dos seus merecidos dias de descanso sem se preocupar com o trabalho”, afirma Marco Laveda, managing director da Robert Walters Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinco dicas para vencer o stress no trabalho antes de ir de férias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião