Sondagens: Pedro Nuno Santos já devia estar fora do Governo

  • ECO
  • 16 Julho 2022

Pelo próprio pé ou empurrado por Costa, o ministro das Infraestruturas devia ter saído do Executivo após polémica com o aeroporto de Lisboa, mostram estudos de opinião da Aximage e Intercampus.

Duas sondagens publicadas este sábado coincidem na avaliação popular de que Pedro Nuno Santos já não devia ser ministro das Infraestruturas depois da polémica relacionada com o anúncio da localização do novo aeroporto de Lisboa, evidenciando igualmente uma acelerada perda de popularidade do Governo socialista.

Pedro Nuno Santos devia ter saído do Executivo, apresentando a demissão (27%) ou sendo demitido por António Costa (25%), segundo um estudo da Aximage para o JN, DN e TSF. Também o barómetro da Intercampus para o Negócios e CMTV mostra que o ministro devia ter saído pelo seu próprio pé (34%) ou empurrado pelo primeiro-ministro (19%).

Esta polémica surgiu na sequência do anúncio de uma nova solução para o reforço da capacidade aeroportuária na região de Lisboa que previa a construção de um aeroporto na atual Base Aérea n.º 6 do Montijo até 2026 e outro no Campo de Tiro de Alcochete, para entrar em funcionamento em 2035, que substituiria o Humberto Delgado. Mas que acabou por ser anulado poucas horas depois pelo primeiro-ministro.

Apenas três meses depois de ter tomado posse e prejudicado também pelos fechos das urgências que levaram Marta Temido de ministra mais popular em abril para terreno negativo em julho – Fernando Medina continua no fundo da tabela (-12 pontos) da Aximage – , o Governo, como um todo, dá um tombo na avaliação dos portugueses, registando 43 pontos negativos contra apenas 35 positivos neste estudo de opinião.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sondagens: Pedro Nuno Santos já devia estar fora do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião