Banco de Portugal já aplicou multas superiores a 11 milhões de euros em 2022

  • ECO
  • 18 Julho 2022

Supervisor bancária instaurou 68 e decidiu 329 processos de contraordenação no segundo trimestre. Na primeira metade do ano, foram aplicados mais de 11 milhões de euros em coimas.

O Banco de Portugal aplicou um total de 8,2 milhões de euros em coimas no segundo trimestre. Neste período, o supervisor bancário instaurou 68 processos e decidiu sobre outros 329, segundo a síntese da atividade sancionatória entre abril e junho, publicada nesta segunda-feira.

As coimas aplicadas totalizaram 8.194.750 euros, dos quais 1.548.500 euros encontram-se suspensos na sua execução, relata a instituição liderada por Mário Centeno, em comunicado.

Dos 329 processos decididos, “200 respeitam a infrações de natureza comportamental, 43 respeitam a infrações às regras em matéria de recirculação de numerário, 32 respeitam a infrações de natureza prudencial, 28 respeitam a infrações a deveres relativos à prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo, 17 respeitam a infrações às regras relativas ao funcionamento da Central de Responsabilidades de Crédito e 9 respeitam a infrações relacionadas com atividade financeira ilícita”, detalha.

Dos 68 processos instaurados, “32 respeitam a infrações de natureza comportamental, 31 respeitam a infrações de natureza prudencial, 3 respeitam a infrações relacionadas com atividade financeira ilícita, 1 respeita a infrações às regras em matéria de recirculação de numerário e 1 respeita a infrações a deveres relativos à prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo”, acrescenta a mesma entidade.

No primeiro semestre de 2022, o Banco de Portugal aplicou um total de mais de 11 milhões de euros em coimas (2.861.000 euros no primeiro trimestre e 8.194.750 euros no segundo trimestre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal já aplicou multas superiores a 11 milhões de euros em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião