Iberdrola ainda pode investir mais 1,5 mil milhões no Tâmega. E também quer produzir hidrogénio verde em Sines

A Iberdrola poderá investir outros 1,5 mil milhões de euros no complexo do Tâmega, que serão alocados a parques eólicos e solares. Empresa também quer produzir hidrogénio verde em Sines.

O presidente da Iberdrola, Ignácio Galán, anunciou esta segunda-feira que os investimentos na gigabateria do Tâmega podem duplicar e atingir os três mil milhões de euros “nos próximos anos”. Em paralelo, a empresa tem também planos para a produção de hidrogénio verde em Sines.

De acordo com o gestor, o investimento de 1,5 mil milhões de euros da Iberdrola nas três barragens e centrais hidroelétricas no Tâmega – Gouvães, Daivões, Alto Tâmega – pode duplicar, sendo que a quantia remanescente será alocada tanto a centrais solares já em desenvolvimento ou construção como também a novos parques eólicos. No caso da energia eólica, o presidente da Iberdrola falou num projeto de 450 megawatts (MW) na área do Tâmega.

A informação foi revelada na inauguração do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, que já tem concluídas duas das três barragens – a de Gouvães e a de Daivões. A cerimónia decorreu na infraestrutura do complexo, em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real.

Na mesma ocasião, Galán introduziu que o hidrogénio verde é outro dos caminhos a percorrer pela empresa por terras lusas. “Em Sines já temos terrenos para manufatura e exportação de produtos industriais verdes a partir de hidrogénio verde”, afirmou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iberdrola ainda pode investir mais 1,5 mil milhões no Tâmega. E também quer produzir hidrogénio verde em Sines

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião