Tem um carro elétrico? Já pode comparar os preços dos carregamentos

O novo serviço faz uma comparação entre os nove cartões de mobilidade elétrica disponíveis no mercado, entre eles, os da EDP, Iberdrola e Galp.

O ComparaJá lançou o primeiro o serviço de comparação dos preços dos cartões de mobilidade elétrica disponíveis em Portugal. De acordo com o comunicado divulgado esta quinta-feira, o objetivo passa por “apoiar os portugueses na transição energética e em resposta a uma verdadeira necessidade dos consumidores e empresas”.

O comparador é semelhante ao serviço de comparação de tarifas de eletricidade e gás, onde compara todo o mercado energético, mas, neste caso, a comparação é feita entre os nove cartões de mobilidade elétrica disponíveis no mercado. Nesse sentido, explica o ComparaJá, é importante realçar que “para aceder à rede pública de carregamento, é necessário pedir um cartão de mobilidade elétrica e fazer um contrato com um dos comercializadores – Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME)”.

Apesar do cartão de mobilidade elétrica ser gratuito, existe um valor mensal a pagar que agrega o valor de eletricidade consumido (tarifa CEME), o valor dos postos de carregamento em si (tarifa OPC – Operador Pontos de Carregamento) e o valor associado aos impostos. Sobre o valor da energia, é importante ter em conta que este é muitas vezes diferente ao longo do dia. Há também descontos para quem contrata com o seu operador atual de energia doméstica, um fator relevante para os consumidores terem em consideração.

Segundo Regina Xavier, responsável pela área de energia, a oferta surge numa altura em que o ComparaJá reforça o seu compromisso com a transição energética, e por isso querem “apoiar as escolhas sustentáveis dos nossos clientes, oferecendo um serviço que permite aos utilizadores de carros elétricos ou híbridos escolher a opção mais barata para os seus cartões de carregamento”. “Só conseguiremos acelerar o processo de transição energética se os consumidores e empresas perceberem bem o que estão a comprar”, refere Regina Xavier.

Segundo a Associação Automóvel de Portugal, 75% das vendas de carros serão elétricos e híbridos em 2025. Este valor espelha a forte preferência que os portugueses começam a ter por soluções de mobilidade com menos impacto ambiental. Contudo, e apesar de ser um tema cada vez mais presente na opinião pública, ainda é difícil para quem acaba de comprar um carro elétrico ou híbrido saber qual a melhor solução para si no mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem um carro elétrico? Já pode comparar os preços dos carregamentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião