BRP junta-se à PRO_MOV para acelerar requalificação dos portugueses

Até ao final de 2022, o objetivo é alargar para seis os laboratórios de requalificação, abrangendo uma maior diversidade de profissões e áreas de atividade do tecido empresarial português.

A Business Roundtable Portugal (BRP) anunciou a associação ao PRO_MOV, programa nacional que pretende requalificar 25 mil portugueses desempregados até 2025. O objetivo passa agora por alargar, até ao final de 2022, para seis os laboratórios de requalificação, abrangendo uma maior diversidade de profissões e áreas de atividade do tecido empresarial português, sabe a Pessoas.

“Acreditamos na capacidade de mobilização da sociedade e de fazer acontecer. Hoje damos mais um passo nessa direção com a participação de mais 17 das empresas associadas e seis externas, naquele que é um programa único a nível nacional na requalificação. Estamos aqui para acelerar o impacto desta iniciativa muito meritória, esperando impactar a vida dos portugueses. O esforço conjunto entre o setor privado e o setor público é o caminho para conseguirmos dar resposta aos desafios dos empregos do futuro”, afirma Vasco de Mello, presidente da BRP, associação que reúne 42 empresas de 21 setores.

O objetivo é que, até ao final de 2022, seja possível alargar para seis os laboratórios de requalificação, abrangendo uma maior diversidade de profissões e áreas de atividade do tecido empresarial português (vendas, saúde, digital, economia verde, indústria e agricultura) e uma maior cobertura do território nacional.

Além das três empresas fundadoras (Nestlé, SAP e Sonae), o PRO_MOV conta com o envolvimento de mais 17 empresas associadas (Altice, BA Glass, BPI, CIN, CTT, Delta, EDP, Fidelidade, Galp, Hovione, José de Mello, Millennium bcp, Salvador Caetano, Semapa, Sogrape, Sovena e Sugal), sendo que algumas estão a trabalhar no projeto desde a sua fundação. Além disso, seis empresas externas (Aveleda, Bosch, Esporão, ManpowerGroup, Symington, The Fladgate Partnership) aceitaram o desafio lançado pela associação.

“Estamos muito entusiasmados por ver o tecido empresarial português unir-se em redor de uma questão que é cada vez mais preocupante a nível global, a requalificação e valorização das pessoas. O programa PRO_MOV, inserido na iniciativa R4E (Reskilling for Employment), é sem dúvida um marco para a nossa sociedade, uma vez que dá uma resposta efetiva aos portugueses que procuram adaptar-se às novas exigências do mercado de trabalho”, comenta Cláudia Azevedo, vice-presidente e líder do eixo pessoas da BRP, em comunicado.

Fundada no ano passado, por 42 empresas — como Sonae, Amorim, Mota-Engil, Feedzai — de 21 setores, a BRP defende uma “nova ambição de crescimento para Portugal” que coloque o país entre os 15 países europeus com maior PIB per capita.

Lançado no final de 2021, em conjunto com o IEFP, em cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o PRO_MOV insere-se na iniciativa europeia “Reskilling 4 Employment (R4E)”, que pretende requalificar um milhão de europeus até 2025.

 

(Notícia atualizada com meta de requalificação de portugueses desempregados até 2025)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BRP junta-se à PRO_MOV para acelerar requalificação dos portugueses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião