Aliança luso-britânica facilita exportação de materiais de construção para o Reino Unido

Portuguesa Certif e britânica Cares assinam acordo para acesso mais rápido e menos caro à marcação UKCA nos produtos da construção, que já em 2023 substitui a certificação europeia CE no Reino Unido.

A menos de meio ano de terminar o período de transição do Brexit, deixando a 1 de janeiro de 2023 de ser reconhecida a marcação CE no Reino Unido, o organismo que lidera a certificação de produtos em Portugal (Certif) rubrica um novo acordo para facilitar a exportação de materiais de construção para o mercado britânico.

O entendimento com a britânica Cares, líder mundial na certificação de aços para construção, visa a atribuição da marcação UKCA, que a partir do próximo ano passa a ser obrigatório para as mercadorias circularem naquele espaço económico. As auditorias realizadas pela entidade portuguesa são aceites pela congénere britânica, “havendo apenas a pagar custos relativos ao acompanhamento e análise da documentação técnica”.

Este acordo, tal como outro que já tinha rubricado com o BBA no segundo semestre do ano passado, permite que “um cliente da Certif que tenha já a marcação CE e pretenda exportar para o Reino Unido possa aceder mais facilmente à marcação UKCA, obrigatória para os produtos da construção constantes da respetiva lista, que é semelhante à do Regulamento dos Produtos da Construção”.

Numa nota enviada ao ECO, o organismo criado em 1999 e liderado desde 2008 por Francisco Barroca — reclama a liderança de mercado na marcação CE para produtos de construção — estima que 60% dos produtos de construção importados pelo Reino Unido são provenientes da União Europeia. “Para várias empresas clientes da Certif este é um mercado com interesse e, por isso, a preocupação em estabelecer acordos que facilitem futuros negócios”, justifica a empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aliança luso-britânica facilita exportação de materiais de construção para o Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião