Navigator chega a acordo com sindicatos para aumento salarial entre 0,9% e 2,8%

Acordo laboral, com duração de dois anos, prevê salário de entrada mais elevado, prémios de produtividade e uma progressão mais rápida nas carreiras.

A The Navigator Company e os sindicatos concluíram um acordo laboral para este ano e o próximo que prevê uma atualização dos salários entre 0,9% e 2,8% este ano e o reforço do papel da remuneração variável, para cerca de 1.700 técnicos operacionais. A Navigator tem um total de 3.200 colaboradores.

“Este entendimento, algo nunca antes alcançado, é particularmente importante no ambiente de grande incerteza económica e social em que vivemos, e permitirá à empresa continuar a investir nos negócios atuais e na diversificação da sua atividade, bem como continuar a reforçar o aumento de rendimento disponível dos colaboradores, medida particularmente importante no período em que vivemos”, salienta a Navigator em comunicado.

O acordo aumenta para 872 euros mensais o salário mínimo de entrada para novos trabalhadores, a partir de janeiro de 2023. Valor que sobe para 907 euros em caso de avaliação positiva ao fim do primeiro ano. “Estes aumentos de remuneração base contam ainda com o reflexo proporcional nos subsídios de turno entre 10% a 25% de majoração quando aplicáveis”, refere ainda a companhia. O valor de salário de entrada anterior era de 790 euros.

Os salários da empresa de pasta e papel serão atualizados entre 0,9% e 2,8% (aumento maior para os salários abaixo dos 900 euros) com retroativos a 1 de janeiro de 2022. A empresa salienta, em comunicado, que o prémio de produtividade instituído este ano permitirá elevar para 65 euros mensais o acréscimo mínimo para o escalão de remuneração mais baixo (790 euros) e para 120 euros num salário médio de 1.450 euros.

O acordo prevê também o pagamento da comparticipação do seguro de saúde a partir do início do próximo ano, com a possibilidade de juntar o cônjuge com um valor mensal de 8 euros. Consagra ainda a implementação de medidas de aceleração do processo de progressão de carreiras, como a passagem para o escalão imediatamente seguinte, a partir de 1 de dezembro deste ano, para todos os colaboradores com uma avaliação de desempenho positiva (80% do total).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator chega a acordo com sindicatos para aumento salarial entre 0,9% e 2,8%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião