Grécia junta-se ao coro ibérico na recusa do corte de 15% no consumo de gás

A Grécia juntou-se a Portugal e Espanha na recusa da proposta da Comissão Europeia que visa cortar o consumo de gás em 15% nos 27 Estados-membros.

E vão três. A Grécia juntou-se a Portugal e a Espanha na rejeição do pedido da Comissão Europeia de redução de 15% do consumo de gás entre os 27 Estados-membros. A medida visa garantir que o bloco tem reservas suficientes para enfrentar o inverno, numa altura em que o abastecimento de gás via Nord Stream continua a ser insuficiente.

O governo grego não concorda com o princípio da proposta europeia, que visa reduzir em 15% o consumo de gás. Apresentámos uma série de propostas relativas aos preços e ao fornecimento de gás, e vamos insistir em apoiá-los como uma solução europeia”, cita a Reuters as declarações proferidas esta quinta-feira pelo porta-voz do governo grego, Giannis Oikonomou.

A Grécia depende em 40% do gás russo e, ao contrário de outros países, ainda não viu nenhuma interrupção no fornecimento. Ainda assim, de forma a reduzir a dependência, Atenas tem substituído grande parte do combustível russo por gás liquefeito (GNL) importado dos Estados Unidos e de outros países.

A posição assumida pela Grécia, surge depois de Portugal e Espanha terem negado a proposta de Bruxelas. O Secretário de Estado do Ambiente e da Energia assumiu, em declarações ao Expresso, que Portugal está “completamente contra” a proposta, argumentando que o corte, entre agosto de 2022 e março de 2023, “era insustentável” porque obrigava o país a ficar “sem eletricidade”.

Em Espanha, a vice-presidente espanhola e ministra da Transição Ecológica, Teresa Ribera contestou a medida dizendo que “não nos podem pedir um sacrifício sobre o qual nem sequer nos pediram opinião”, garantindo que no país não existirão cortes “nem de luz nem de gás” para as famílias ou indústria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grécia junta-se ao coro ibérico na recusa do corte de 15% no consumo de gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião