Lucros da Navigator aumentam 151% no semestre com subida dos preços

Bom desempenho nos primeiros seis meses permitirá elevar a distribuição de prémios aos colaboradores para, em média, dois salários extra, diz a papeleira.

Foi um semestre auspicioso para a Navigator. A empresa fechou os primeiros seis meses do ano com um crescimento de 59,8% das vendas, impulsionado pela subida dos preços da pasta e do papel. Os lucros subiram 151,3% para 162 milhões de euros.

As condições do mercado, marcadas por um forte desequilíbrio entre a oferta (redução de capacidade na Europa e EUA) e a procura, favoreceram as contas da Navigator no primeiro semestre. O desencontro, que a empresa diz ser temporário, levou os preços médios da pasta para nível recorde, ficando 47% acima do registado nos primeiros seis meses de 2021. Cenário que se repetiu no papel, com o índice de referência para o papel de escritório a subir de 976 euros por tonelada em janeiro para 1.237 euros em junho.

Um contexto que contribuiu para impulsionar as vendas totais, que cresceram 59,8% para 1.142 milhões. No comunicado ao mercado, a papeleira salienta que “a procura pós-pandemia revelou-se mais sólida do que o esperado, pelo que as fábricas que não foram afetadas por essas decisões [fecho e reconversão de fábricas] se encontram a laborar a plena capacidade e com carteiras de encomendas historicamente elevadas“.

O EBITDA registou também uma evolução significativa, melhorando 129% para 344,6 milhões de euros, o mesmo acontecendo com a margem de rentabilidade que atingiu os 30,2%, apesar da subida dos custos. A empresa salienta o aumento de 50% nos encargos logísticos e de 30% nos custos de produção (transversal à fibra, químicos, energia, materiais de embalagem).

Os encargos com pessoal também subiram em 19 milhões (24,4%), o que segundo a empresa ” resulta em boa medida do bom desempenho da Navigator neste semestre, o que permitirá elevar a distribuição de prémios aos colaboradores para, em média, dois salários extra e reforçar o programa de rejuvenescimento para perto de 50 colaboradores”.

Mesmo com o agravamento dos resultados financeiros (-45 milhões), o resultado líquido subiu 151,3% para os 161,9 milhões. O investimento nos primeiros seis meses do ano somou 34,3 milhões.

A Navigator terminou o semestre com uma dívida líquida de 520,6 milhões – menos 137,4 milhões do que em junho do ano passado – equivalente a apenas 0,95 vezes o EBITDA.

As ações da Navigator fecharam esta quinta-feira a subir 1,75% para os 4,06 euros por ação. Os títulos da papeleira acumulam uma valorização de 21,2% desde o início do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Navigator aumentam 151% no semestre com subida dos preços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião