📹 Nord Stream volta a enviar gás para a Europa, mas ainda abaixo da capacidade

Ao fim de 10 dias de manutenção, o principal gasoduto que liga a Europa à Rússia voltou a operar, mas a “meio gás”. Fluxo reduzido põe em causa abastecimento para o inverno.

O Nord Stream retomou o funcionamento, tal como previsto, mas apenas a 30% da sua capacidade total.

A retoma do principal gasoduto que liga a Alemanha à Rússia acontece depois da conclusão de uma manutenção de 10 dias, mas não é suficiente para acalmar os receios face ao abastecimento necessário para o inverno.

O fluxo reduzido não é, no entanto, uma surpresa para o bloco europeu, que se tem deparado com sucessivas reduções desde junho, decretadas pela empresa estatal russa Gazprom. Alemanha, Itália e os Países Baixos são alguns dos principais visados desta decisão.

A Comissão Europeia estima que a Gazprom tenha reduzido o abastecimento para a Europa em 60%, muito abaixo dos 160 mil milhões de metros cúbicos que Moscovo enviava para Berlim diariamente.

O risco de o armazenamento de gás para o inverno ser insuficiente torna-se, assim, mais real. A Comissão Europeia pediu por isso aos Estados-membros que reduzam em 15% o consumo de gás. Segundo o executivo comunitário, para já, este esforço é voluntário e deve vigorar entre 1 de agosto a 31 de março, mas Portugal, Espanha, Grécia, Polónia ou Chipre já disseram estar contra a medida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notĂ­cias exclusivas, Ă  opiniĂŁo que conta, Ă s reportagens e especiais que mostram o outro lado da histĂłria.

Esta assinatura Ă© uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida Ă© o jornalismo independente, rigoroso e credĂ­vel.

Comentários ({{ total }})

📹 Nord Stream volta a enviar gás para a Europa, mas ainda abaixo da capacidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussĂŁo dando a sua opiniĂŁo