PSD e CDS vão concorrer juntos às eleições regionais da Madeira em 2023

  • Lusa
  • 22 Julho 2022

"Está dissipado qualquer equívoco quanto à forma como vamos às eleições” regionais de 2023, disse o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

O PSD e o CDS-PP vão concorrer juntos às eleições legislativas da Madeira em 2023, renovando a coligação que governa a região desde 2019, anunciou esta sexta-feira o líder dos sociais-democratas madeirenses, Miguel Albuquerque. “Neste momento, está dissipado qualquer equívoco quanto à forma como vamos às eleições” regionais de 2023, disse o também presidente do Governo Regional, acrescentando: “Acho que é fundamental mantermos a unidade na ação a nível governativo e parlamentar”.

Miguel Albuquerque falava esta tarde no encerramento das jornadas parlamentares conjuntas do PSD e do CDS-PP, que decorreram no Funchal e assinalaram o fim da 3.ª sessão legislativa da Assembleia Legislativa da Madeira.

O PSD e o CDS-PP assinalaram um acordo de coligação parlamentar e governamental em 2019, na sequência das eleições regionais desse ano, quando os social-democratas perderam a maioria absoluta com que sempre governaram a região autónoma, e mantiveram-no nas autárquicas de 2021.

Em março, na abertura do XVIII congresso regional do partido, Albuquerque recusou discutir coligações durante aquele encontro, tendo referido, no entanto, que “deixava a porta aberta” e que “o parceiro preferencial para negociação era o CDS-PP”.

No final de junho, durante o congresso regional do CDS/Madeira, o líder do partido, Rui Barreto, reiterou a vontade de fazer um acordo pré-eleitoral nas próximas eleições legislativas regionais, afirmando que os centristas querem continuar a ser um “garante de estabilidade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD e CDS vão concorrer juntos às eleições regionais da Madeira em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião