Preço do gás dispara 10% na Europa após nova disrupção no gasoduto Nord Stream

A Gazprom espera que o fluxo de gás através do Nord Stream 1 caia para 33 milhões de metros cúbicos esta quarta-feira, o equivalente a uma quebra de 50%.

O holandês TTF, o contrato de gás natural que serve de referência na Europa, deu um salto de 10%, até aos 176 euros por megawatt-hora (MWh), de acordo com a Bloomberg, depois de serem noticiadas novas disrupções no fornecimento de gás russo.

Esta subida acontece depois de a empresa estatal russa Gazprom informar que parou de funcionar mais uma turbina no gasoduto Nord Stream 1, um gasoduto que liga a Rússia à Alemanha e que tem estado debaixo de holofotes pela diminuição dos fluxos para o Velho Continente, que têm colocado preocupações do ponto de vista da segurança energética.

Com a mais recente disrupção, a Gazprom espera que o fluxo de gás naquele gasoduto caia para 33 milhões de metros cúbicos esta quarta-feira, 27 de julho, o equivalente a uma quebra de 50% face aos valores atuais, o que equivale a 20% da capacidade do gasoduto.

Apontando como motivo a falta de uma turbina, a Gazprom já tinha reduzido, desde meados de junho, o fornecimento via Nord Stream para 40% da capacidade total. Na passada quinta-feira, dia 21 de julho, o Nord Stream 1 reabriu, após dez dias de manutenção, a 30% da capacidade total, informando que o volume levaria algum tempo a aumentar.

Num cenário normal, concluída a manutenção do principal gasoduto que liga a Rússia à Europa, os fluxos de gás voltariam a ser enviados para o bloco a um ritmo regular. No entanto, a guerra na Ucrânia, as sucessivas sanções europeias contra Moscovo e o agravar das tensões entre os dois blocos põem em causa a retoma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gás dispara 10% na Europa após nova disrupção no gasoduto Nord Stream

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião