Autarquias pedem mais dinheiro para assumir competências na ação social

  • ECO
  • 28 Julho 2022

Arranca em setembro segunda ronda de negociações do acordo sectorial da Ação Social para a descentralização, mas autarcas têm reservas sobre mapa de transferência de recursos financeiros e humanos.

A segunda ronda de negociações tendo em vista um acordo setorial da Ação Social no âmbito do processo de descentralização arranca em setembro, avança esta quinta-feira o Público (acesso condicionado).

No entanto, os autarcas levantam reservas sobre o mapa de transferência de recursos financeiros e humanos, considerando-o insuficiente e desajustado da realidade e receiam que se repitam as dificuldades vividas na transferência das competências da Saúde e Educação. Embora as negociações tenham tido início em setembro, há mais de um ano que o Governo envia propostas aos municípios nesta área.

O objetivo é fechar o acordo até ao final de outubro, de modo que os municípios assumam novas competências já partir de 1 de janeiro de 2023. A Câmara de Caminha, por exemplo, disponibilizou-se a aceitar competências, mas admite que os valores em causa correspondem a uma realidade pré-pandémica e têm de ser ajustados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autarquias pedem mais dinheiro para assumir competências na ação social

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião