Passe gratuito para idosos já abrange 3.000 cidadãos

Em altura de inflação e crise energética, Carlos Moedas considera medida "importantíssima" para aliviar fardo financeiro dos cidadãos. Pede que seja estendida a toda a Área Metropolitana de Lisboa.

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, revelou esta quinta-feira que o passe gratuito para os moradores de Lisboa com mais de 65 anos tem chegado a cerca de 1.000 pessoas por dia, contando para já com um total de cerca de 3.000 adesões.

Os cidadãos com mais de 65 anos de idade e que tenham residência em Lisboa, podem passar a usar gratuitamente os transportes da Carris. Em altura de inflação e crise energética, Carlos Moedas considera esta uma medida “importantíssima” para aliviar o fardo financeiro dos cidadãos, além de a ligar à descarbonização da cidade.

O autarca, em declarações transmitidas pela RTP3, apela ainda ao alargamento da medida, afirmando que esta “não pode ficar só para Lisboa”. Lisboa pretende dar o exemplo para o país e para a área metropolitana (AML). No caso da área metropolitana, Carlos Moedas espera que os restantes autarcas tomem a mesma iniciativa e “possam seguir o exemplo de Lisboa”.

A Câmara de Lisboa aprovou em abril, por unanimidade, uma medida que permite avançar com os transportes públicos gratuitos em Lisboa para jovens e maiores de 65 anos. No caso dos jovens, dos 13 e até aos 23 anos no caso dos estudantes universitários (ou 24, ara cursos de Medicina e Arquitetura), a medida só se concretiza a partir de setembro. No seu conjunto, a gratuidade dos passes deve custar à cidade quase 15 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Passe gratuito para idosos já abrange 3.000 cidadãos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião