Hoje nas notícias: Certificados de aforro, BES e refugiados

  • ECO
  • 1 Agosto 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A subida de juros continua a ter impacto em várias áreas da economia e vai dar um bónus aos aforradores portugueses em agosto. Já os investidores que tinham ações e obrigações do BES vão poder passar os ativos para o BES “mau”, escapando às comissões. Nos jornais desta segunda-feira encontra-se ainda o tema dos refugiados ucranianos, alguns dos quais continuam à espera das casas prometidas num programa de apoio do Estado. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Lagarde dá bónus nos certificados de aforro

A subida dos juros do Banco Central Europeu (BCE), anunciada por Christine Lagarde há cerca de duas semanas, vai beneficiar os portugueses com certificados de aforro. Isto já que a taxa paga este mês vai refletir a subida da Euribor, uma tendência que é esperado que se mantenha. Por outro lado, os certificados do Tesouro ganham com a retoma da economia, mas apenas os mais antigos, já que os produtos comercializados atualmente vão ser castigados pela desaceleração que já se faz sentir.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Mina de cobre em Grândola recebe estatuto de interesse nacional

O projeto da Mina da Lagoa Salgada, em Grândola, obteve o estatuto de investimento com Potencial Interesse Nacional (PIN). Este estatuto permite ao projeto, que tem em vista a abertura de uma mina de cobre e zinco, que os processos de licenciamento ambiental e de construção sejam facilitados e simplificados. A atribuição do estatuto por parte da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) ocorreu quatro dias depois de o promotor ter dado entrada com a Proposta de Definição do Âmbito (PDA) do Estudo de Impacte Ambiental do projeto.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

50 mil lesados podem passar ativos para o BES “mau”

Já foram encontrados mais de 50 mil antigos acionistas e obrigacionistas do Banco Espírito Santo (BES) que poderão passar a custódia de antigas ações e obrigações do banco para a comissão liquidatária. Desta forma, evitam pagar comissões bancárias, uma opção que passou a ser possível no final da semana passada, após a alteração ao Código de Valores Mobiliários. O levantamento dos lesados ainda está a ser feito, com a identificação a decorrer junto da bolsa e das instituições, pelo que o universo em causa ainda pode ser revisto.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Refugiados da Ucrânia esperam casas prometidas há meses por programa de apoio

Quando a guerra começou na Ucrânia, o Governo português avançou com várias medidas para os refugiados, nomeadamente simplificando o programa de arrendamento financiado Porta de Entrada para situações de emergência, que é pago pelo Estado até 18 meses e renovável. Este programa passou, então, a abranger os refugiados da Ucrânia, mas as candidaturas só podem ser feitas depois de ultrapassado um processo com várias etapas, a diferentes tempos, pelo que há várias pessoas ainda há espera. Não é certo que a medida já tenha beneficiado algum refugiado.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Caos nos aeroportos leva mais emigrantes a vir de carro

A situação de caos nos aeroportos nacionais nas últimas semanas — e, no geral, nos aeroportos europeus –, com longas filas de esperas e dezenas de voos cancelados por dia, tem levado muitos emigrantes portugueses a optarem fazer a viagem de carro para Portugal ao invés de recorrerem ao avião. Mais de 3.000 militares da GNR foram mobilizados para dar resposta.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Certificados de aforro, BES e refugiados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião