Auchan reforça em Espanha com compra de 235 lojas Minipreço

Investimento da Alcampo, pertencente ao Grupo Auchan, acontece depois de a empresa ter encerrado 34 (10%) dos seus estabelecimentos naquele país nos últimos dois anos.

A Alcampo, parte do Grupo Auchan, fechou recentemente a compra de 235 supermercados Minipreço em Espanha por 267 milhões de euros, avança a imprensa espanhola. Os estabelecimentos têm áreas de cerca de 760 metros quadrados e, como afirma o Grupo Dia, estão em “localizações atrativas”.

Em causa está um portefólio de supermercados com 180 mil metros quadrados — espalhados por Madrid, Aragão, Astúrias, Castela e Leão, Galiza, Cantábria, Navarra e País Basco — e ainda um armazém em Villanubla, Valladolid.

Este investimento da Alcampo acontece depois de a empresa ter encerrado 34 (10%) dos seus estabelecimentos naquele país nos últimos dois anos. Com esta operação, a empresa poderá reforçar a sua presença em áreas onde já está e começar a operar em novas localizações.

Este negócio permite também ao Grupo Dia — maior rede de supermercados em Espanha — continuar a reduzir o número de lojas no país vizinho, sendo que é a empresa do setor que mais estabelecimentos fechou nos últimos dois anos (447, ou seja, 10,5% do total).

Em comunicado, o Grupo Dia explica que vai reinvestir os fundos obtidos com esta operação “na aceleração dos negócios em Espanha através do seu novo modelo de lojas de bairro e, assim, avançar na sua estratégia de proximidade”, alinhada com o plano que a empresa lançou há três anos.

O Grupo Dia vai avançar com um despedimento coletivo em Portugal, de acordo com um comunicado enviado às redações pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (Cesp). Em causa está o encerramento de 20 estabelecimentos e o despedimento de cerca de 200 trabalhadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Auchan reforça em Espanha com compra de 235 lojas Minipreço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião