Preços na produção industrial disparam 36% na Zona Euro

  • Lusa
  • 3 Agosto 2022

Os preços na produção industrial registaram em junho um crescimento homólogo de 35,8% na Zona Euro, à boleia da forte subida dos preços na energia.

Os preços na produção industrial registaram em junho um crescimento homólogo de 35,8% na Zona Euro e de 36,1% na União Europeia, motivado pela forte subida dos preços no setor da energia, divulgou o Eurostat.

Na comparação em cadeia, face a maio, os preços na produção industrial aumentaram 1,1% no espaço da moeda única e 1,3% no conjunto de todos os Estados-membros da União, revelam os dados do gabinete oficial de estatísticas da UE.

Na comparação homóloga, com junho de 2021, o indicador avançou em todos os Estados-membros sem exceção, com as principais subidas a serem registadas na Roménia (61,2%), Dinamarca (55,5%) e Lituânia (52,5%).

Uma vez mais, a subida generalizada dos preços na produção industrial é impulsionada pela evolução dos preços no setor da energia, que aumentaram 92,8% na Zona Euro e 92,0% na UE, face a junho do ano passado.

Comparando com o mês anterior, maio, os preços na produção industrial cresceram particularmente na Irlanda (13,2%) e Lituânia (5,2%), mas recuaram na Grécia (-3,2%) e no Luxemburgo (-2,2%).

Em Portugal, os preços na produção industrial subiram 27,3% na variação homóloga e 2,6% em cadeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços na produção industrial disparam 36% na Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião