Dormidas aceleram no arranque do ano. Estrangeiros dominam

O turismo continua a dar bons sinais. As dormidas voltaram a crescer no arranque do ano, especialmente por causa dos não residentes. Os britânicos dominam, mas o brasileiros registam o maior aumento.

Portugal continua a dar cartas no turismo. Prova disso são os resultados apresentados pela hotelaria que, no primeiro mês deste ano, continuaram a registar fortes aumentos no número de hóspedes. Houve um elevado crescimento das dormidas de não residentes, com os britânicos a destacarem-se. Contudo, verificou-se, segundo o INE, uma evolução expressiva das dormidas de turistas brasileiros.

“A hotelaria registou 984,6 mil hóspedes e 2,4 milhões de dormidas em janeiro de 2017, equivalendo a acréscimos homólogos de 14,0% e 12,6% (+8,1% e +10,6% respetivamente em dezembro de 2016). As dormidas do mercado interno aumentaram 2,4%, e as de mercados externos cresceram 17,6%” refere o INE.

O INE diz que “as dormidas em hotéis apresentaram um crescimento de 15,3% e corresponderam a 71,7% do total“, sendo que o aumento de dormidas nas Pousadas foi significativo (+37,1%) face a dezembro (+17,0%), acrescenta. E quem dorme na hotelaria em Portugal? Essencialmente os estrangeiros.

“O mercado interno contribuiu com 721,7 mil dormidas (um aumento de 2,4%), mantendo a tendência de desaceleração dos últimos dois meses. Os mercados externos apresentaram crescimento expressivo, com um aumento de 17,6% em janeiro (1,7 milhões de dormidas)”, nota.

As dormidas de residentes no Reino Unido desaceleraram em janeiro (+5,2%). A Alemanha (14,0% do total) registou um crescimento de 16,2%, já o mercado espanhol voltou a crescer (+11,9%), representando 8,8% do total de dormidas. “Tal como nos meses anteriores, o Brasil destacou-se, com um crescimento de 62,0% em janeiro, tendo sido o terceiro maior mercado neste mês”, nota o INE.

As “dormidas aumentaram em todas as regiões, mais acentuadamente na Área Metropolitana de Lisboa (com um aumento de 20,8%), Alentejo (12,3%) e Algarve (11,6%). O principal destino foi a AM Lisboa (31,9% do total), com aumento de quota (2,2 pontos percentuais face a janeiro de 2016), secundado pelo Algarve (20,1%) e RA Madeira (19,0%)”, conclui.

(Notícia atualizada às 11h30 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dormidas aceleram no arranque do ano. Estrangeiros dominam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião