Turismo gera receitas de 12,6 mil milhões no ano passado

Em dez anos, Portugal duplicou as receitas turísticas. O setor responde por cerca de 68% do saldo total da balança de serviços.

O setor do turismo gerou receitas de 12,6 mil milhões de euros no ano passado, um máximo histórico e um aumento de 10,7% em relação a 2015. O valor representa também quase o dobro das receitas turísticas registadas dez anos antes, quando, em 2006, Portugal faturou 6,67 mil milhões de euros.

Está assim fechado o ano turístico de 2016, o melhor de sempre para Portugal. Os dados foram divulgados, esta segunda-feira, pelo Banco de Portugal, que dá também conta dos gastos feitos pelos portugueses lá fora. Os turistas portugueses gastaram, no ano passado, 3,82 mil milhões no estrangeiro.

Feitas as contas, a balança de viagens e turismo apresentou um saldo de 8,75 mil milhões de euros, um aumento de 12,7% face a 2015. O turismo responde por cerca de 68% do saldo total da balança de serviços, que rondou chegou perto dos 13 mil milhões de euros no ano passado.

No ano passado, e pela primeira vez, os turistas franceses foram os que mais dinheiro deixaram em Portugal (um total de 2.277 milhões de euros), seguidos pelos turistas britânicos, que gastaram 2.267 milhões de euros, e pelos espanhóis, que gastaram 1.641 milhões de euros.

Em comunicado enviado às redações, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, refere-se a estes resultados como o reflexo do “dinamismo da atividade turísticas e a capacidade de Portugal crescer cada vez mais e melhor, o que demonstra que os turistas que nos visitam estão a gastar mais no destino Portugal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo gera receitas de 12,6 mil milhões no ano passado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião