Ensino Superior tem quase mais 8.000 candidatos do que vagas

  • ECO
  • 10 Agosto 2022

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior conta já com 61.473 candidaturas, mas até agora há apenas 53.640 vagas abertas pelas instituições.

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior já recebeu 61.473 candidaturas, um número que, apesar de inferior ao dos últimos dois anos, supera as 53.640 vagas abertas pelas instituições. Ao todo, são mais 7.833 candidatos do que lugares disponíveis, avança o Jornal de Notícias.

Os dois últimos anos bateram recordes quanto ao número de candidaturas na primeira fase (62.675 candidatos em 2020 e 63.675 em 2021), sendo este já o terceiro ano com mais estudantes a concorrerem desde o início do século. O Governo, que em ambos os anos reforçou o número de lugares através das vagas não preenchidas dos concursos especiais, ainda não decidiu se volta a fazê-lo.

Nesse caso, a Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior terá de ser ouvida primeiro, aguardando pelo pedido de parecer do Executivo, mas uma fonte do gabinete da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, disse que o Ministério “só tomará decisões sobre esta matéria apenas após concluído o concurso”, cujas colocações são divulgadas no dia 11 de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ensino Superior tem quase mais 8.000 candidatos do que vagas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião