Como estão os jovens portugueses face ao resto da Europa?

Para o Dia Internacional da Juventude, o Eurostat preparou um conjunto de dados que exploram os jovens no que diz toca à educação, saúde, mercado de trabalho e condições de vida.

Sabia que 28% dos jovens portugueses, entre os 20 e os 24 anos, têm um curso superior? É mais do que a média da Europa (18,6%). E que 40,2% dos jovens na mesma faixa etária têm um emprego? Contudo, aqui, Portugal fica abaixo da média europeia (50,6%). Esta sexta-feira celebra-se o Dia Internacional da Juventude e o Eurostat preparou uma série de dados que revelam detalhes sobre os jovens ao nível da educação, saúde e mercado de trabalho.

Em 2019, 34% dos jovens da União Europeia, com idades entre os 20 e os 24 anos, eram estudantes a full-time, enquanto 33% eram trabalhadores a tempo inteiro, 19% eram trabalhadores-estudantes e 15% não trabalhavam nem estudavam. Nesse ano, a taxa de emprego da UE para os jovens entre os 15 e os 34 anos que deixaram de estudar nos cinco anos anteriores foi de 76%, com taxas de 85% para os que concluíram o ensino superior.

“Os jovens representam uma importante fonte de competências, criatividade e dinamismo e um melhor aproveitamento destas qualidades poderia ajudar a economia europeia a crescer e a tornar-se mais competitiva. No entanto, a taxa de desemprego juvenil aumentou de forma constante durante o período 2008-2013, tornando-se uma grande preocupação para a UE”, diz o gabinete de estatísticas da UE. Contudo, após 2013 e até 2019, “seguiram-se seis anos consecutivos de quedas consistentes nas taxas de desemprego juvenil”.

O Eurostat preparou uma ferramenta interativa chamada “Jovens Europeus”, que permite, através de um questionário, consultar dados sobre vida e bem-estar, saúde, trabalho e educação e o mundo digital. É possível criar um avatar e comparar a situação de cada jovem a outros jovens do mesmo país ou de outro país da Europa. A ferramenta pode ser consultada aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como estão os jovens portugueses face ao resto da Europa?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião