Regulador polaco multa Biedronka da Jerónimo Martins por publicidade enganosa

Cadeia de supermercados da Jerónimo Martins na Polónia é multada por regulador polaco de proteção do consumidor. Em causa está publicidade enganosa. Multa pode chegar a 10% da receita anual.

A Biedronka, a cadeia de supermercados da Jerónimo Martins na Polónia, foi multada esta terça-feira pelo regulador polaco de proteção do consumidor (UOKiK) devido a publicidade enganosa, arriscando-se agora a uma sanção equivalente até 10% da sua receita anual, avançou a Reuters.

Em causa está o lançamento do “escudo anti-inflação da Biedronka”, uma campanha de publicidade onde estava previsto o reembolso do valor de um produto caso o mesmo se encontrasse mais barato noutro supermercado. A promoção decorreu de abril a junho e abrangeu os 150 produtos mais comprados na Biedronka.

A UOKiK determinou que os regulamentos da promoção dificultaram o processo de reembolso. “As regras pareciam simples, a promessa tentadora, mas a realidade acabou por ser diferente”, referiu o líder da entidade reguladora polaca, Tomasz Chrostny. Os consumidores que quisessem tirar partido da promoção tinham de comprar um produto em ambas as lojas, tirar fotografias, fazer o pedido de reembolso online e enviar as respetivas fotografias e recibos via correio a custo próprio.

Adicionalmente, o reembolso não seria feito em dinheiro, mas sim mediante o envio de um código que poderia ser utilizado nas lojas Biedronka. O regulador polaco também criticou o facto de os regulamentos da campanha não estarem facilmente disponíveis dentro das lojas. Em comunicado, Chróstny acrescenta que as informações sobre as regras da campanha devem ser facilmente acessíveis e “não devem induzir os consumidores em erro”, relembrando que estes têm o direito a uma informação “fiável, clara e completa”.

Em reação, a Biedronka avançou ter “desde sempre o compromisso de ter os preços mais baixos do mercado. Esta e todas as outras ações são desenhadas para criar oportunidades de poupança para os consumidores polacos”. Neste sentido, a retalhista admitiu estar “surpreendida com a informação que circula na comunicação social, uma vez que até ao momento não recebeu qualquer contacto formal por parte do UOKiK”.

(notícia atualizada às 16h51)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador polaco multa Biedronka da Jerónimo Martins por publicidade enganosa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião