Portugal é uma das quatro economias europeias que contraíram no segundo trimestre

Na comparação com o segundo trimestre de 2021, Portugal registou o segundo maior crescimento entre os 27, apenas atrás da Eslovénia. Média europeia foi de 3,9%.

Portugal teve o segundo maior crescimento homólogo da economia na União Europeia durante o segundo trimestre. Na comparação com o mesmo período de 2021, o país apenas ficou atrás da Eslovénia, segundo os dados revelados nesta quarta-feira pelo Eurostat. Na variação em cadeia, contudo, Portugal é um dos quatro países com variação negativa, quando a média europeia foi de 0,6%.

Entre abril e junho, a economia portuguesa travou 0,2% em comparação com os três meses anteriores. Foi a descida menos acentuada, já que na Polónia a queda foi de 2,3%, na Letónia de 1,4% e na Lituânia de 0,4%, revela a nova tabela atualizada com mais economias.

Ainda na comparação em cadeia, os três melhores desempenhos foram dos Países Baixos (+2,6%), da Roménia (+2,1%) e da Suécia (+1,4%).

Variação do PIB em cadeia e homóloga. Fonte: Eurostat

Na variação homóloga (face a 2021), a economia portuguesa recuperou 6,9%, ficando apenas atrás do desempenho da Eslovénia, que acelerou 8,3%.

Nos dados divulgados nesta quarta-feira não foram disponibilizados os números de seis países: Croácia, Estónia, Irlanda, Grécia, Luxemburgo e Malta.

Os dados do Eurostat também revelam que a taxa de emprego na zona euro aumentou em 0,3% no segundo trimestre para a variação em cadeia; na comparação homóloga, a subida foi de 2,4%.

(Notícia atualizada às 10h30 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é uma das quatro economias europeias que contraíram no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião