Portugal é dos países europeus onde a economia mais travou no segundo trimestre

Numa comparação face ao trimestre anterior, a economia nacional registou uma contração de 0,2%. Pior só na Letónia (-1,4%) e na Lituânia (-0,4%), países diretamente mais afetados pela guerra

Portugal é o terceiro país europeu onde a economia mais contraiu no segundo trimestre, de acordo com os dados publicados esta sexta-feira pelo Eurostat, que ainda só tem informação de dez países.

Numa comparação face ao trimestre anterior (em cadeia) a economia nacional registou uma contração de 0,2%pior só na Letónia (-1,4%) e na Lituânia (-0,4%), países diretamente mais afetados pelos impactos da guerra na Ucrânia. No entanto, quando a comparação é feita em termos homólogos, Portugal é o campeão do crescimento com uma progressão de 6,9%. Em segundo lugar surge Espanha com uma progressão de 6,3%.

No segundo trimestre, as economias da zona euro registaram uma progressão de 0,7% face ao trimestre anterior e de 4% em termos homólogos, um desempenho idêntico ao registado pelo conjunto das economias da União Europeia. Mas em cadeia, os 27 países da UE cresceram 0,6%. Tal como o INE, também o serviço estatístico comunitário, reviu em baixa em 0,1 pontos percentuais o desempenho das economias do euro para 0,5% e 0,6% na UE.

Ainda que estes sejam dados preliminares e sujeitos a revisões futuras, para já é possível concluir que a Suécia é o país que mais cresceu face ao trimestre anterior (+1,4%), sendo que nos três primeiros meses do ano tinha registado uma contração de 0,7%. E em segundo lugar surge Espanha com uma progressão de 1,1% em cadeia, depois dos 0,2% registados no primeiro trimestre.

As economias que tinham registado contrações nos três primeiros meses do ano (Suécia e França) conseguiram recuperar no segundo trimestre (1,4% e 0,5%, respetivamente) e as economias que tinham tido os melhores desempenhos no arranque do ano (Letónia e Portugal) caíram ambas em recessão.

Quando a comparação é feita em termos homólogos Portugal continua a ser o país com melhor desempenho, à semelhança o que já tinha acontecido nos três primeiros meses do ano (11,8%). O pódio é ocupado também por Espanha, que repete os mesmos 6,3% e pela Áustria que cresceu 4,7% no segundo trimestre, uma desaceleração face aos 8,7% registados no trimestre anterior.

Recorde-se que em julho a Comissão Europeia reviu em alta as previsões para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal para este ano, de 5,8% para 6,5%, considerando que será o país da UE que mais cresce em 2022, um lugar que já tinha nas projeções anteriores, mas será o único com uma projeção superior a 6%. No entanto, as projeções para 2023 apontam para uma desaceleração de 1,9%, o que atira Portugal para 15.º lugar em termos de crescimento.

(Notícia atualizada)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é dos países europeus onde a economia mais travou no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião