Oligarca russo suspeito de crime organizado aguarda nacionalidade portuguesa

  • ECO
  • 29 Julho 2022

Gavril Yushvaev tem uma fortuna avaliada em 1,7 mil milhões, registo criminal e é suspeito de ligações ao crime organizado. Foi certificado como judeu sefardita e espera nacionalidade portuguesa.

Há mais um oligarca russo a aguardar o pedido de nacionalidade portuguesa. Trata-se de Gavril Yushvaev, um empresário e filantropo russo, com uma fortuna avaliada em 1,7 mil milhões de euros e que tem registo criminal e é suspeito de ligações a organizações criminosas, avança o Público (acesso condicionado).

Nascido em 1957, em Makhachkala, capital da República Russa do Daguestão, Gavril Yushvaev tem uma fortuna avaliada pela Forbes em 1,7 mil milhões de euros e tem vários negócios, desde os laticínios ao imobiliário, passado pelo petróleo, gás natural, agricultura e alta tecnologia. Na década de 80, foi condenado por roubo e esteve nove anos num campo de prisioneiros, segundo o mesmo jornal.

Além disso, em 2013 foi sinalizado pelas autoridades espanholas como estando ligado a organizações criminosas da Europa de Leste, por suspeitas de branqueamento de capitais. Este é o quinto oligarca russo a ser certificado pela Comunidade Israelita do Porto (CIP) como descendente de judeus sefardita, à semelhança de Roman Abramovich, Andrei Rappoport (ambos já naturalizados), Lev Leviev e God Nisanov (que aguardam o pedido).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oligarca russo suspeito de crime organizado aguarda nacionalidade portuguesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião