Dívida pública recua para 126,7% do PIB no segundo trimestre

  • Lusa
  • 1 Agosto 2022

Dívida pública na ótica que conta para Bruxelas recuou para 126,7% do PIB no segundo trimestre face ao trimestre anterior, avançou o Banco de Portugal.

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, diminuiu para 126,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, menos 0,3 pontos percentuais face ao final do trimestre anterior, avançou o BdP.

Segundo o Banco de Portugal (BdP), em junho de 2022 a dívida pública totalizava 280.562 milhões de euros, mais 209 milhões de euros do que em maio.

Dívida pública em percentagem do PIB

Fonte: Banco de Portugal

“Este acréscimo refletiu, essencialmente, as emissões de títulos de dívida”, que superaram as amortizações em cerca de 500 milhões de euros, explica a nota de informação estatística de junho de 2022, publicada no portal do Banco de Portugal.

De acordo com o BdP, os depósitos das Administrações Públicas aumentaram cerca de 2.400 milhões de euros, pelo que, deduzida desses depósitos, a dívida pública diminuiu perto de 2.200 milhões de euros, para 252.487 milhões de euros.

A próxima atualização das estatísticas da dívida pública do Banco de Portugal será divulgada em 1 de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública recua para 126,7% do PIB no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião