Portugal lidera excesso de mortalidade na UE em junho

Em junho, houve novo recuo no excesso de mortalidade na UE. Contudo, Portugal teve a taxa mais elevada de todos os Estados-membros, tendo registado um valor cerca de 4 vezes superior à média.

Em junho, o o excesso de mortalidade na União Europeia (UE) caiu pelo segundo mês consecutivo, atingindo os 6,2%, divulgou esta quarta-feira o Eurostat. Contudo, Portugal teve a taxa mais elevada de todos os Estados-membros, tendo registado 24% em junho, isto é, um valor cerca de quatro vezes superior à média europeia.

Com o surgimento da pandemia de Covid-19 em março de 2020, o excesso de mortalidade no bloco comunitário teve vários ciclos. Um primeiro entre março e maio de 2020, tendo atingido o “pico” em abril desse ano: mais 25% óbitos do que a média registada no mesmo mês entre 2016 e 2019. Este “pico” voltaria a ser superado na segunda vaga da pandemia, com o mês de novembro de 2020 a registar um aumento de 40% no excesso de mortes, face ao período homólogo entre 2016 e 2019. No entanto, com a chegada da vacina, em dezembro de 2021, os valores foram diminuindo, sendo, que, por exemplo, em abril de 2021 o “pico” foi de 21% e em novembro de 2021, 27%.

Não obstante, olhando especificamente para este ano, o valor mais elevado foi registado em abril, quando atingiu os 11,2%, isto é, menos de metade dos “picos” de abril de 2020 e 2021 e um quarto do valor máximo registado desde o início da pandemia. Contudo, nos últimos dois meses a tendência tem sido decrescente: se em maio foram registados mais 7% óbitos face à média da UE registada no mesmo mês entre 2016 e 2019, em junho situou-se nos 6,2%.

As taxas dos Estados-membros continuam a oscilar entre subidas e recuos, sendo que em junho Portugal foi o país da UE com o maior aumento (24%) no excesso de mortalidade, face ao período homólogo, seguido por Espanha (+17%) e Estónia (+16%). Recorde-se que em julho, a Direção-Geral da Saúde já tinha referido que existiu um excesso de mortalidade nesse mês, na sequência da onda de calor que Portugal enfrentou.

Excesso de mortalidade em junho de 2022 na UEFonte: Eurostat

Em contrapartida, a Bulgária foi o país da UE com a menor taxa de excesso de mortalidade em junho (-8%), seguido pela Eslováquia (-2%), Itália (-1%) e Hungria (-0,3%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal lidera excesso de mortalidade na UE em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião