Moody’s melhora avaliação da dívida do Brasil de “negativa” para “estável”

  • Lusa
  • 16 Março 2017

Os avanços na economia do país ainda não são suficientes para melhorar o 'rating', mas para já a perspectiva passou de "negativa" para "estável", decidiu a Moody's.

A agência de notação financeira Moody’s melhorou a perspetiva para o risco soberano da dívida do Brasil de “negativa” para “estável”, mas mantém que a avaliação sobre o país ainda continua a indicar risco de crédito elevado.

Segundo a Moody’s, o fim da acentuada contração do Produto Interno Bruto (PIB), em conjunção com a queda de juros e convergência da inflação para a meta estabelecida pelo Governo em 4,5% para o ano em curso configuraram um cenário mais positivo para a economia brasileira, que permitiu a revisão da avaliação.

Na avaliação divulgada hoje, a Moody’s destacou que o Brasil já está a mostrar “sinais de recuperação, uma descida da inflação e uma perspetiva orçamental mais clara”.

"[O Brasil já está a mostrar] sinais de recuperação, uma descida da inflação e uma perspetiva orçamental mais clara.”

Moody's

A agência de notação estimou que o Produto Interno Bruto deve crescer este ano entre 0,5% e 1%, e subir para 1,5% no próximo ano.

A Moody’s disse acreditar que depois de 2018 as riquezas produzidas no país devem aumentar anualmente em torno de 2% e 3%.

Sobre o cenário político do Brasil, muito conturbado nos últimos anos com o processo de destituição da ex-Presidente Dilma Rousseff e as investigações de corrupção envolvendo diversos políticos do país, a agência de risco destacou que o quadro “está a melhorar”.

A Moody’s observou como um sinal positivo dado pelo país na direção da estabilidade foi a aprovação de uma lei no Congresso brasileiro que limitou o crescimento dos gastos públicos nos próximos vinte anos às taxas da inflação.

Citando um outro elemento positivo sobre o Brasil, a Moody’s destacou que houve uma redução “significativa” do risco de passivos associados às atividades de entidades relacionadas com o Governo, como por exemplo da petrolífera estatal Petrobras.

A Moody’s frisou ainda que a dívida brasileira possui estrutura suficientemente capaz de mitigar os riscos.

Em resposta a esta avaliação, o Governo brasileiro emitiu uma nota afirmando que “a reavaliação pela Moody’s é um reconhecimento importante dos recentes esforços na recuperação fiscal e destaca os benefícios a serem alcançados com a efetivação das reformas”.

"A reavaliação pela Moody’s é um reconhecimento importante dos recentes esforços na recuperação fiscal e destaca os benefícios a serem alcançados com a efetivação das reformas.”

Governo brasileiro

Segundo um comunicado divulgado pelo Ministério das Finanças, o Brasil reafirma o “seu compromisso com a recuperação económica, marcada pelo esforço na aprovação de reformas estruturais, com o objetivo de garantir a sustentabilidade das contas públicas, além de contribuir para a melhoria do ambiente de negócios e aumento da produtividade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s melhora avaliação da dívida do Brasil de “negativa” para “estável”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião