Endividamento da economia sobe para 794,8 mil milhões

  • Lusa
  • 22 Agosto 2022

O endividamento do setor não financeiro (Administrações Públicas, empresas e particulares) aumentou 24.100 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, para 794.800 milhões de euros.

O endividamento do setor não financeiro (Administrações Públicas, empresas e particulares) aumentou 24.100 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, para 794.800 milhões de euros, informou o Banco de Portugal (BdP).

Segundo o BdP, o endividamento do setor público (Administrações Públicas e empresas públicas) subiu 14.000 milhões de euros, para 357.700 milhões de euros, enquanto o endividamento do setor privado (empresas privadas e particulares) aumentou 10.100 milhões de euros, para 437.000 milhões.

No setor público, a subida “distribuiu-se, essencialmente, pelo exterior e pelo setor financeiro com incrementos de 6,9 e 5,3 mil milhões de euros, respetivamente”. No setor privado, o endividamento das empresas cresceu 6.900 milhões de euros, “principalmente junto do exterior, do setor financeiro e das empresas”, enquanto o endividamento dos particulares subiu 3.200 milhões de euros, “maioritariamente junto do setor financeiro”.

Em termos homólogos, face a junho de 2021, o endividamento das empresas privadas cresceu 4,1%, mais 0,3 pontos percentuais que o verificado no final de 2021. Quanto ao endividamento total dos particulares, aumentou 4,4% relativamente ao período homólogo, mais 1,2 pontos percentuais que no final de 2021.

O BdP atualiza em 21 de setembro as estatísticas relativas ao endividamento do setor financeiro.

Financiamento do Estado foi negativo no primeiro semestre

O financiamento das Administrações Públicas foi negativo em 991 milhões de euros no primeiro semestre do ano, valor que compara com 9,6 milhões de euros registados em igual período de 2021, informou também o BdP esta segunda-feira.

Segundo o BdP, o financiamento concedido pelos bancos e pelos outros setores residentes foi negativo em 6.492 milhões de euros e em 1.435 milhões de euros, respetivamente.

Um financiamento líquido negativo indica que as aquisições líquidas de ativos financeiros pelas Administrações Públicas são superiores às emissões deduzidas de amortizações dos passivos, ou seja, as Administrações Públicas utilizaram parte dos fundos obtidos para financiarem outros setores da economia.

Em contrapartida, o financiamento às Administrações Públicas pelo exterior foi de 6.937 milhões de euros.

Uma análise por instrumento demonstra, por sua vez, que as Administrações Públicas se financiaram através de emissões líquidas de títulos no montante de 11.223 milhões de euros.

Por sua vez, o financiamento das Administrações Públicas através de empréstimos deduzidos de depósitos foi negativo em 12.214 milhões de euros.

O BdP atualiza os dados sobre o financiamento das administrações públicas em 21 de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia sobe para 794,8 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião