Banco de Fomento apoiou 1.600 empresas com 600 milhões no primeiro semestre

Cerca de 1.600 empresas que asseguram 57 mil postos de trabalho foram apoiadas pelo Banco de Fomento no primeiro semestre do ano com 600 milhões de euros em garantias e instrumentos de capital.

O Banco Português de Fomento (BPF) adianta que apoiou 1.600 empresas portuguesas no primeiro semestre, com um total de 600 milhões de euros, dos quais 556 milhões dizem respeito a financiamento garantido e outros 44,7 milhões a coinvestimento empresarial.

A instituição mobilizou 379 milhões de euros em garantias públicas através das linhas disponibilizadas pelo Estado, permitindo, com “os efeitos multiplicadores deste produto”, apoiar o acesso a financiamento de 556 milhões a cerca de 1.600 empresas que asseguram mais de 57 mil postos de trabalho.

Ao todo, o banco de fomento geria uma carteira de garantias em vigor no valor de mais de nove mil milhões de euros, em benefício de cerca de 85 mil empresas – o BPF foi um dos braços do Governo para apoiar o tecido empresarial durante e na saída da crise pandémica nos últimos dois anos. Estão ativos 15 instrumentos de garantia.

Em relação aos instrumentos de capital, a instituição aprovou 39 operações de capitalização em 37 empresas, que resultam num investimento total de 67,7 milhões de euros, dos quais 44,7 milhões foram alocados pelo BPF.

A expectativa é que o investimento nestas empresas apoie a criação ou manutenção de mais de mil empregos, adianta o banco.

Entre outros destaques, o BPF salienta ainda o lançamento três novos programas de investimento na primeira metade do ano, com uma dotação de 650 milhões de euros. Estes fundos visam a capitalização das empresas portuguesas, quer através do investimento ou coinvestimento direto em empresas, quer através de parcerias com sociedades de capital de risco.

Também dá conta de que já apoiou 46 empresas com instrumentos de dívida desde o início da sua atividade, por via de 49 operações de financiamento aprovado que ascenderam a quase 75 milhões de euros e que asseguraram 860 postos de trabalho. Isto enquanto se prepara para operacionalizar dois novos instrumentos com a dotação de 350 milhões de euros da parte do BPF para projetos na economia social e pequenos negócios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Fomento apoiou 1.600 empresas com 600 milhões no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião