Luz e gás sem alterações significativas na Madeira

  • Lusa
  • 26 Agosto 2022

Presidente do Governo Regional garante que os preços da energia vão registam alterações significativas na Madeira, dado que os setores da luz e gás na região estão integrados no mercado regulado.

O preço da eletricidade e do gás não vai registar alterações significativas na Madeira porque os setores estão integrados no mercado regulado, disse o presidente do Governo Regional esta sexta-feira, vincando que a região “não pode estar sujeita a flutuações abruptas”.

“A Madeira, pela sua condição insular ultraperiférica, não pode estar sujeita a flutuações abruptas de preços no mercado e tem de estar protegida”, afirmou Miguel Albuquerque, realçando que a opção pelo mercado regulado foi “uma boa opção”.

O chefe do executivo madeirense (PSD/CDS-PP) falava no decurso de uma visita à Central de Controlo do Consumo Energético, gerida pela Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), no Funchal, no âmbito do projeto que visa a instalação de 126 mil contadores inteligentes no arquipélago até 2025.

Trata-se de um investimento ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na ordem dos 12 milhões de euros, que Albuquerque considera ser um “passo muito importante” para a modernização, maior fiabilidade e melhor monitorização do fornecimento de energia elétrica na Madeira, bem como para garantir o melhor esclarecimento do consumidor face ao seu consumo e gastos.

O projeto prevê a instalação de 70 mil contadores inteligentes em 2023 e os restantes, até um total de 126 mil, abarcando toda a região, serão introduzidos até 2025, sendo que na ilha do Porto Santo os trabalhos já estão concluídos (quarto mil contadores, para um investimento de 2 milhões de euros).

Em relação às flutuações dos preços da eletricidade e do gás, na sequência da crise energética e da guerra na Ucrânia, o presidente do Governo Regional afirmou que estas vão ocorrer sempre em função do mercado regulado. “Ou seja, serão sempre preços subsidiados. Nunca será o preço praticado no mercado livre”, reforçou.

Miguel Albuquerque disse, ainda, que a EEM introduziu uma tarifa social, com redução na fatura em cerca de 30%, que abarca cerca de 7.000 famílias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luz e gás sem alterações significativas na Madeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião