Presidente do Bundesbank defende forte subida das taxas de juro do BCE

  • Lusa
  • 31 Agosto 2022

"Precisamos de uma forte subida das taxas de juro em setembro e nos próximos meses há que contar com mais movimentos (aumentos) das taxas de juro", disse Joachim Nagel.

O presidente do Bundesbank, banco central da Alemanha, Joachim Nagel, disse esta quarta-feira que em setembro será necessário que o Banco Central Europeu (BCE) suba as taxas de juro com firmeza, atendendo à inflação elevada.

“Precisamos de uma forte subida das taxas de juro em setembro e nos próximos meses há que contar com mais movimentos (aumentos) das taxas de juro”, afirmou Nagel, lembrando que a inflação está muito acima do objetivo de 2% definido pelo BCE.

A inflação na zona euro subiu duas décimas em agosto, atingindo um recorde de 9,1%. O Conselho do BCE, a que Nagel pertence, tem uma reunião no dia 8 de setembro para discutir a política monetária da zona euro e deverá subir de novo as taxas de juro.

Em julho, o BCE aprovou uma subida de 50 pontos base nas suas três taxas de juro diretoras, o primeiro aumento em 11 anos. O presidente do BCE considerou que o BCE não deve adiar as subidas das taxas de juro por temer uma recessão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente do Bundesbank defende forte subida das taxas de juro do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião