Banco Empresas Montepio lucra 1,7 milhões de euros no primeiro semestre

Banco anuncia mudanças na administração. Carlos Tavares saiu e os atuais administradores do Banco Montepio foram cooptados para a Administração do Banco Empresas Montepio.

O Banco Empresas Montepio (BEM) registou lucros de 1,7 milhões de euros no primeiro semestre, uma subida de 37% face ao mesmo período do ano passado. Este banco vai ser reintegrado na liderança da casa-mãe, depois de os administradores Carlos Tavares, Nuno Mota Pinto, Pedro Ventaneira e Leandro Silva renunciarem aos cargos na reunião de 31 de agosto de 2022.

A instituição sinaliza, em comunicado, que no primeiro semestre “ocorreu um significativo reforço líquido de imparidades e provisões, em grande medida associado a ativos (crédito e imóveis) pré-existentes à criação do BEM (cerca de 1,4 milhões), que acabaram por reduzir o resultado líquido para cerca de 433 mil euros”.

Mesmo assim, “o resultado líquido estimado para a atividade própria do BEM (a iniciada em meados de 2019) ascendeu a 1,7 milhões de euros, contra 1,3 milhões no semestre homólogo de 2021 (+37%)”, sinalizam.

Já as comissões “ascenderam a 1.942 m€ no primeiro semestre de 2022 apresentando um aumento de 835 m€ (+75%) face ao período homólogo de 2021, justificado pelos ganhos com comissões originadas pela área de banca de investimento”.

Quanto à imparidade para riscos de crédito, no primeiro semestre de 2022, esta atingiu 1,09 milhões de euros, “determinada em grande medida por uma operação pré-existente à atividade do BEM iniciada em 2019”.

O banco destaca também mudanças no governo da instituição, sendo que “os administradores Carlos Tavares, Nuno Mota Pinto, Pedro Ventaneira e Leandro Silva, que eram comuns ao Banco Montepio e nele cessaram funções em 25 de julho, apresentaram a renúncia aos respetivos cargos na reunião do Conselho de Administração de 31 de agosto de 2022″.

Assim, nessa reunião, foram já “cooptados para a Administração do Banco Empresas Montepio, os atuais administradores do Banco Montepio, Pedro Leitão, Ângela Barros e Isabel Silva, que assumirão funções logo que obtidas as competentes autorizações pela autoridade de supervisão”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Empresas Montepio lucra 1,7 milhões de euros no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião