Portugal entre os países com maior subida das exportações mas também das importações

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 17 Março 2017

Em quinto no crescimento das exportações, em sétimo na subida das importações. O resultado é um défice que ronda os 941 milhões de euros, o sexto pior entre 28 Estados-membros.

Portugal é o quinto país da União Europeia com maior crescimento das exportações de bens em janeiro. Mas olhando para as importações, também ocupa um dos lugares cimeiros: aqui, está em sétimo. O resultado é um défice que ronda os 941 milhões de euros, o sexto pior entre 28 Estados-membros.

De acordo com os dados do Eurostat, o avanço de 19,6% em comparação homóloga nas exportações portuguesas apenas é ultrapassado pelo Chipre (46,8%), Finlândia (28,3%), Croácia (27,2%) e Grécia (23,9%). Do lado das importações, Malta, Grécia, Chipre, Estónia, Lituânia e Finlândia registam crescimentos mais significativos do que Portugal (22,3%).

Crescimento das exportações e importações (%)

Fonte: Eurostat

Uma vez que, por cá, as importações de bens cresceram mais do que as exportações, dados que já tinham sido apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística, a balança comercial apresentou um défice de 940,5 milhões de euros. Com um valor mais negativo, o Eurostat só regista Reino Unido, França, Espanha, Grécia e Áustria.

A primeira estimativa do gabinete europeu de estatística indica ainda que as exportações da União Europeia para o resto do mundo conheceram um aumento homólogo de 16% em janeiro, com as importações a avançar 18%. Contas feitas, a balança comercial apresentou um saldo negativo de 16,2 mil milhões de euros, acima dos 12,1 mil milhões registados em janeiro de 2016. No caso da Zona Euro, as exportações para o resto do mundo subiram 13% e as importações 17%, resultando num défice de 600 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal entre os países com maior subida das exportações mas também das importações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião